Dando prosseguimento às edições anteriores (2004, 2005 e 2008) este IV Seminário Música Ciência Tecnologia almeja ampliar o espaço de discussão numa área interdisciplinar que no Brasil vem sendo chamada de Sonologia. O termo abarca disciplinas que gravitam em torno da música e de outras práticas criativas que têm o som como elemento central. Assim, a sonologia não define uma estética, e menos ainda um repertório, mas uma tipo de abordagem em que confluem questões estéticas, técnicas e socioculturais. Embora a tecnologia seja um aspecto recorrente das pesquisas em sonologia, ela não se constitui nem como centro nem como fundamento da área.
Sumário
Apresentação
Apresentação | |
Fernando Iazzetta |
Trabalhos Convidados
Location - Dislocation – Relocation (‘Where is live electronic music?’) | |
Simon Emmerson |
Live Cinema? A composer’s thoughts about a musical new media approach to the performing of audiovisuals | |
Julio D'Escrivan |
Semiconducting – Making Music After the Transistor | |
Nicolas Collins |
O Fim das Vanguardas: da modernidade à pós-modernidade | |
Ricardo Nascimento Fabbrini |
Música de ritual africana e alguns conceitos contemporâneos de organização musical | |
Marcos Branda Lacerda |
Entre Muros, Grades e Blindados: Ressignificando o patrimônio sonoro na sociedade pós-industrial (Resumo) | |
Samuel Araújo |
Media-specific artists' records between reproduction and performance | |
Volker Straebel |
Comunicações de Pesquisa
Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia | |
Davi Donato |
Acusmática e Interacción Musical | |
Jorge Sad Levi |
Schaeffer e as apropriações da fenomenologia | |
Gláucio Adriano Zangheri |
A escuta em Pierre Schaeffer: uma perversão poética | |
Igor Reyner |
Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil | |
Denise H. L. Garcia |
Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta | |
Fabiana Moura Coelho |
Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros | |
Eduardo Nespoli |
O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical | |
Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta |
Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva | |
Luís Carlos Oliveira, Ricardo Goldemberg, Rafael Santos Mendes, Jonatas Manzoli |
Emergência Enquanto Heurística Para Criatividade Em Agentes De Inteligência Artificial Aplicados À Composição Algorítmica | |
Francisco de Paula Barretto |
Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous | |
Juan Reyes |
Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização | |
Rui Penha, João Pedro Oliveira |
[Brane~] mono 1.0 – Um sistema para eletrônica ao vivo baseado em modelos de dissonância | |
Alexandre Torres Porres |
O USO DE UM MODELO AUDITIVO COMO ATRATOR ENTRE AGENTES DE UM SISTEMA SONORO-INTERATIVO PARA PERFORMANCES DE IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA (SSInPIC) | |
Carlos Arthur Avezum Pereira |
Análise sub-simbólica em SInCoPA Discussão e implementações | |
Cristiano Figueiró |
Análise, Modelo e Composição | |
Rogério Vasconcelos Barbosa |
Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound usados em “Música Ambiental para uma Exposição” | |
Rodolfo Coelho Souza |
APIs para o desenvolvimento de aplicações de áudio | |
Flávio Luiz Schiavone, Antônio José Homsi Goulart, Marcelo Queiroz |
Timbre, descripción sonora y clasificación automática | |
Carlos Gustavo Román Echeverri |
Modelos de integração entre sons instrumentais e paisagens sonoras. | |
Rafael de Oliveira, João Pedro Oliveira |
Entornos híbridos: som, espaço e simultaneidade | |
Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano |
Arte (música incluída), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada | |
André Luiz Gonçalves de Oliveira |
Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise | |
Lílian Campesato |
O som como imagem | |
Rodolfo Caesar |
Sonic Arts Union e o termo experimental | |
Giuliano L. Obici |
O som à prova de bala | |
Carlos Palombini |
O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto | |
Vitor Kisil Miskalo |
Territórios de Segredo – Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede | |
Felipe Copetti Hickmann |
Música Telemática Latência, Atitude Composicional e Presentidade | |
Felipe André Florentino Silva |
Imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo | |
Julián Jaramillo Arango |
Degradação sonora como processo composicional | |
André Damião Bandeira |
Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler | |
Alexandre Sperandéo Fenerich |
Diário de bordo. Webern, Variações para orquestra op. 30 | |
Didier Guigue |
Devaneio, escritura e mediação em “a viagem e o rio”. | |
José Henrique Padovani |
Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production | |
Artemis Moroni, Jonatas Manzolli |
ISSN: 1982-9604