n. 4 (2012)

IV Seminário Ciência Música Tecnologia: Fronteiras e Rupturas

Dando prosseguimento às edições anteriores (2004, 2005 e 2008) este IV Seminário Música Ciência Tecnologia almeja ampliar o espaço de discussão numa área interdisciplinar que no Brasil vem sendo chamada de Sonologia. O termo abarca disciplinas que gravitam em torno da música e de outras práticas criativas que têm o som como elemento central. Assim, a sonologia não define uma estética, e menos ainda um repertório, mas uma tipo de abordagem em que confluem questões estéticas, técnicas e socioculturais. Embora a tecnologia seja um aspecto recorrente das pesquisas em sonologia, ela não se constitui nem como centro nem como fundamento da área.

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Fernando Iazzetta

Trabalhos Convidados

Location - Dislocation – Relocation (‘Where is live electronic music?’) PDF
Simon Emmerson
Live Cinema? A composer’s thoughts about a musical new media approach to the performing of audiovisuals PDF
Julio D'Escrivan
Semiconducting – Making Music After the Transistor PDF
Nicolas Collins
O Fim das Vanguardas: da modernidade à pós-modernidade PDF
Ricardo Nascimento Fabbrini
Música de ritual africana e alguns conceitos contemporâneos de organização musical PDF
Marcos Branda Lacerda
Entre Muros, Grades e Blindados: Ressignificando o patrimônio sonoro na sociedade pós-industrial (Resumo) PDF
Samuel Araújo
Media-specific artists' records between reproduction and performance PDF
Volker Straebel

Comunicações de Pesquisa

Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia PDF
Davi Donato
Acusmática e Interacción Musical PDF
Jorge Sad Levi
Schaeffer e as apropriações da fenomenologia PDF
Gláucio Adriano Zangheri
A escuta em Pierre Schaeffer: uma perversão poética PDF
Igor Reyner
Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil PDF
Denise H. L. Garcia
Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta PDF
Fabiana Moura Coelho
Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros PDF
Eduardo Nespoli
O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical PDF
Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta
Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva PDF
Luís Carlos Oliveira, Ricardo Goldemberg, Rafael Santos Mendes, Jonatas Manzoli
Emergência Enquanto Heurística Para Criatividade Em Agentes De Inteligência Artificial Aplicados À Composição Algorítmica PDF
Francisco de Paula Barretto
Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous PDF
Juan Reyes
Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização PDF
Rui Penha, João Pedro Oliveira
[Brane~] mono 1.0 – Um sistema para eletrônica ao vivo baseado em modelos de dissonância PDF
Alexandre Torres Porres
O USO DE UM MODELO AUDITIVO COMO ATRATOR ENTRE AGENTES DE UM SISTEMA SONORO-INTERATIVO PARA PERFORMANCES DE IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA (SSInPIC) PDF
Carlos Arthur Avezum Pereira
Análise sub-simbólica em SInCoPA Discussão e implementações PDF
Cristiano Figueiró
Análise, Modelo e Composição PDF
Rogério Vasconcelos Barbosa
Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound usados em “Música Ambiental para uma Exposição” PDF
Rodolfo Coelho Souza
APIs para o desenvolvimento de aplicações de áudio PDF
Flávio Luiz Schiavone, Antônio José Homsi Goulart, Marcelo Queiroz
Timbre, descripción sonora y clasificación automática PDF
Carlos Gustavo Román Echeverri
Modelos de integração entre sons instrumentais e paisagens sonoras. PDF
Rafael de Oliveira, João Pedro Oliveira
Entornos híbridos: som, espaço e simultaneidade PDF
Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano
Arte (música incluída), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada PDF
André Luiz Gonçalves de Oliveira
Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise PDF
Lílian Campesato
O som como imagem PDF
Rodolfo Caesar
Sonic Arts Union e o termo experimental PDF
Giuliano L. Obici
O som à prova de bala PDF
Carlos Palombini
O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto PDF
Vitor Kisil Miskalo
Territórios de Segredo – Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede PDF
Felipe Copetti Hickmann
Música Telemática Latência, Atitude Composicional e Presentidade PDF
Felipe André Florentino Silva
Imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo PDF
Julián Jaramillo Arango
Degradação sonora como processo composicional PDF
André Damião Bandeira
Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich
Diário de bordo. Webern, Variações para orquestra op. 30 PDF
Didier Guigue
Devaneio, escritura e mediação em “a viagem e o rio”. PDF
José Henrique Padovani
Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production PDF
Artemis Moroni, Jonatas Manzolli


ISSN: 1982-9604