Resumo : Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, e o perfil de alguns personagens que, como figuras políticas, intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de sua inserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de sua própria atividade.
O texto apresenta algumas observações críticas de duas
passagens do encontro As Formas Fora da Forma. O primeiro
destaque refere-se à fala de João das Neves acerca do Centro Popular
de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC-UNE) e à Carta
de Princípios, escrita por Carlos Estevam Martins, para alimentar
discussões internas e que foi tomada como documento oficial do CPC.
O segundo ponto relaciona-se à fala de Lindolfo do Amaral, em sua
participação na mesa sobre teatro de rua, na qual o autor destaca a
importância do Movimento Brasileiro de Teatro de Rua.