O presente ensaio é uma reflexão sobre as cenas experimentais A aura benjaminiana ou a morte dos vaga-lumes, apresentada pelo grupo de pesquisa Ambulatório durante o 1° Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura (2013), na Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ; e o monólogo Haveres da Infância; um poeta colecionador apresentada pelo grupo em diferentes eventos. Para essa discussão, tomamos por base a ideia de desconstrução da experiência artística para a construção de um compartilhamento do processo vivenciado durante a experimentação cênica. Ao discutir a cena teatral, não é nossa intenção a de transportar o leitor para dentro da cena, mas a de gerar nele o mesmo nível de desconforto e de perda das referências que os participantes da cena puderam vivenciar.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
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O presente Memorial relata uma experiência relacionada ao desempenho do ator em monólogos de Tchekov no Brasil. Baseia-se num estudo dos problemas apontados pela crítica, atores e diretores diante das montagens das obras deste dramaturgo no país. Desenvolvemos esta pesquisa a partir de entrevistas, depoimentos e, sobretudo através da experiência como ator na montagem de dois monólogos do dramaturgo: Os Males do Fumo e Um Papel Trágico. Dois diretores de formação diversa, David Herman e Claudio Torres Gonzaga, foram escolhidos para que se pudesse pesquisar os limites, interferências e diferenças de suas concepções no trabalho do ator, e cotejá-los com os problemas encontrados em montagens anteriores no Brasil.