O presente ensaio é uma reflexão sobre as cenas experimentais A aura benjaminiana ou a morte dos vaga-lumes, apresentada pelo grupo de pesquisa Ambulatório durante o 1° Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura (2013), na Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ; e o monólogo Haveres da Infância; um poeta colecionador apresentada pelo grupo em diferentes eventos. Para essa discussão, tomamos por base a ideia de desconstrução da experiência artística para a construção de um compartilhamento do processo vivenciado durante a experimentação cênica. Ao discutir a cena teatral, não é nossa intenção a de transportar o leitor para dentro da cena, mas a de gerar nele o mesmo nível de desconforto e de perda das referências que os participantes da cena puderam vivenciar.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
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Esta dissertação discute a performance dentro do contexto religioso e profano da cidade de São João del-Rei/MG, do bloco carnavalesco 'Os caveiras'. 2001 foi o ano base escolhido para esta discussão. Dentro da análise da performance ritualística foi dado maior importância ao corpo e às suas possibilidades de movimento e simbolismos próprios para refletir sobre a representação da morte realizada no espaço espetacular da rua. Para melhor compreensão desta performance como um todo específico tornou-se necessário uma investigação sobre as definições da cultura popular e como podemos defini-la em meio à crescente onda de globalização.