Esse trabalho apresenta os apontamentos da pesquisa feita a partir do olhar sobre o ofício do ator enquanto Bricoleur, elaborada a partir do estudo de duas naturezas artísticas: o palhaço e o contador de histórias e de produtos artísticos originados de materilaliterário e não-dramático. A pesquisa está elaborada a partir da reflexão teórica sobre a prática em sala de aula e na construção do jogo da cena, pensando metodologias híbridos de formação e criação artística. Apresenta os resultados do Laboratórios Prático de Bricolagem, cujo objetivo foi a investigação de três ferramentas, cujo objetivo foi a investigação de três ferramentas - o jogo do peso, as caixas e os jogos de tabuleiro - que em cruzamento não-dramático podem produzir no ator um estado criativo a partir do procedimento da bricolagem.
Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas é o resultado da pesquisa que visou o resgate da historicidade do Projeto de Extensão 'Teatro na Prisão - uma experiência pedagógica para a construção do sujeito em direção à cidadania'. Como caminho percorrido, selecionei e entrevistei sete alunos da graduação da Escola de Teatro do CLA da UNIRIO, participamos do projeto nos seus primeiros 10 anos no Complexo Penitenciário Frei Caneca: Penitenciária Lemos Brito, Presídio Nelson Hungria e Casa de Custódia Romero Neto. É um relato que se propõe a pensar sobre as possibilidades de amadurecimento da consciência social e pedagógica desse alunos-atores enquanto sujeitos-cidadão e a perspectiva dessa prática continuada se revelar como um novo campo de atuação profissional para artistas educadores.
O presente trabalho pretende analisar a prática e a teoria pedagógica do grupo Clãdestino de Arte-Educação e sua possível aplicabilidade em relação à pedagogia do teatro. Muitas das técnicas utilizadas pelo grupo sofrem influências inequívocas das artes cênicas, o que leva ao questionamento de que o próprio ensino do teatro pode, também, lançar mão da criação verbal, conforme professada pelo grupo. Para verificar essa hipótese, este trabalho apresentará um resumo histórico e a proposta estética e educacional do grupo Clãdestino.
Percebe-se uma mudança, em relação ao ensino de teatro nas escolas. Diferente do que ocorreu nas últimas décadas, há, atualmente, alguns professores que utilizam essa arte como recurso de linguagem e expressão. Este trabalho procura abordar o ensino de teatro nas Escolas Municipais de Vitória, tendo como foco, componentes importantes: a participação do ser e o espaço escolar. O valor desses elementos no processo ensino-aprendizagem do jogo teatral, auxilia tanto os alunos quanto os professores em outras atividades desenvolvidas na escola. Neste processo foi observada a participação do aluno individualmente ou em grupos e pequeno espaço para o jogo teatral na escola; diferente do largo espaço que é oferecido para as disciplinas como matemática, Português ou Ciências. Como suporte, foram utilizadas as Diretrizes Curriculares da Prefeitura Municipal de Vitória, recentemente reelaboradas por uma equipe de professores; além de teorias de outros autores. Projetos executados, voltados para o ensino de teatro nessas escolas serão apresentados neste trabalho. Através de exemplos retirados da prática, é possível compreender como o jogo teatral é capaz de contribuir, dentro de um todo significativo, para a formação e a transformação dos alunos e sua realizada. Pelas reflexões e relatos aqui tecidos, é possível verificar os desafios enfrentados pelos educadores e as possibilidades de mudanças no comportamento dos alunos.
Esse trabalho é um resultado decorrente de uma pesquisa-ação realizada na Educação Infantil numa escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro. Nesse texto apresento um estudo de práticas de incentivo ao letramento concomitante a práticas de ensino em teatro, na forma de jogo dramático. Nessa perspectiva tomamos como base a possibilidade de interação entre o ensino do teatro, a leitura e a escrita no processo de construção do letramento da criança estudante da educação infantil. Nesta proposta, a práxis de um transdisciplinaridade é o caminho para efetivação desse trabalho. Nesse percurso, verificamos, entre outras, a hipótese de que esse tipo de prática desenvolve a fixação e ampliação do vocabulário escrito e verbal, a capacidade de dar seqüência aos fatos, bem como de desenvolver a capacidade de leitura e a oralidade realizando uma iniciação da criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade nos princípios da teatralidade.