Esse trabalho apresenta os apontamentos da pesquisa feita a partir do olhar sobre o ofício do ator enquanto Bricoleur, elaborada a partir do estudo de duas naturezas artísticas: o palhaço e o contador de histórias e de produtos artísticos originados de materilaliterário e não-dramático. A pesquisa está elaborada a partir da reflexão teórica sobre a prática em sala de aula e na construção do jogo da cena, pensando metodologias híbridos de formação e criação artística. Apresenta os resultados do Laboratórios Prático de Bricolagem, cujo objetivo foi a investigação de três ferramentas, cujo objetivo foi a investigação de três ferramentas - o jogo do peso, as caixas e os jogos de tabuleiro - que em cruzamento não-dramático podem produzir no ator um estado criativo a partir do procedimento da bricolagem.
A brincadeira do cazumba dos bois da Baixada Maranhense constitui o principal objeto deste estudo. Fazendo uma reflexão sobre a sua movimentação e funções dentro da manifestação, agregando uma diversidade de sentidos sobre o personagem. Além de buscar significados sobre o uso de sua indumentária, bata, cofo e careta. Este trabalho procura identificar o que é um corpo brincante, festivo e fluido, onde o jogo e a espontaneidade trazem a marca da performance do cazumba, buscando contribuir para os estudos das culturas populares e sua relação com o corpo, ampliando possibilidades nos estudos do teatro, da dança e suas relações com as manifestações brasileiras. A principal fonte de pesquisa foi o Boi da Floresta, através do seu fundador mestre Apolônio Melônio e o mestre cazumba e artesão Abel Teixeira, além de depoimentos de cazumbas da Baixada.
Esse trabalho é um resultado decorrente de uma pesquisa-ação realizada na Educação Infantil numa escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro. Nesse texto apresento um estudo de práticas de incentivo ao letramento concomitante a práticas de ensino em teatro, na forma de jogo dramático. Nessa perspectiva tomamos como base a possibilidade de interação entre o ensino do teatro, a leitura e a escrita no processo de construção do letramento da criança estudante da educação infantil. Nesta proposta, a práxis de um transdisciplinaridade é o caminho para efetivação desse trabalho. Nesse percurso, verificamos, entre outras, a hipótese de que esse tipo de prática desenvolve a fixação e ampliação do vocabulário escrito e verbal, a capacidade de dar seqüência aos fatos, bem como de desenvolver a capacidade de leitura e a oralidade realizando uma iniciação da criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade nos princípios da teatralidade.