Percebe-se uma mudança, em relação ao ensino de teatro nas escolas. Diferente do que ocorreu nas últimas décadas, há, atualmente, alguns professores que utilizam essa arte como recurso de linguagem e expressão. Este trabalho procura abordar o ensino de teatro nas Escolas Municipais de Vitória, tendo como foco, componentes importantes: a participação do ser e o espaço escolar. O valor desses elementos no processo ensino-aprendizagem do jogo teatral, auxilia tanto os alunos quanto os professores em outras atividades desenvolvidas na escola. Neste processo foi observada a participação do aluno individualmente ou em grupos e pequeno espaço para o jogo teatral na escola; diferente do largo espaço que é oferecido para as disciplinas como matemática, Português ou Ciências. Como suporte, foram utilizadas as Diretrizes Curriculares da Prefeitura Municipal de Vitória, recentemente reelaboradas por uma equipe de professores; além de teorias de outros autores. Projetos executados, voltados para o ensino de teatro nessas escolas serão apresentados neste trabalho. Através de exemplos retirados da prática, é possível compreender como o jogo teatral é capaz de contribuir, dentro de um todo significativo, para a formação e a transformação dos alunos e sua realizada. Pelas reflexões e relatos aqui tecidos, é possível verificar os desafios enfrentados pelos educadores e as possibilidades de mudanças no comportamento dos alunos.