_____As transmissões dependem apenas da concordância dos envolvidos no processo, que, assim, possibilitariam a abertura do espaço sonoro, antes limitado apenas aos presentes no local. Alguns poderiam pensar que o modelo é prejudicial aos grupos de trabalho, mas isso se resolveria com a inclusão do meio radiofônico no planejamento diante dos recursos e da metodologia a ser aplicada.
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As gravações das aulas, por exemplo, poderiam ser editadas posteriormente, sem prejuízo ao docente e aos discentes, como também facilitaria, assim, a compreensão do aluno-ouvinte. Para isso, os produtores precisam organizar um roteiro de cobertura. A estratégia se define pelo cronograma de produção, definindo, anteriormente, as principais necessidades diante dos recursos técnicos e humanos e do período entre a gravação e a transmissão. Além disso, depois de pronto, o material precisa passar pela revisão e checagem do professor. Neste contexto, o produtor também pode acrescentar outros documentos sonoros, como forma de ilustrar ou ampliar os conceitos transmitidos em sala.
_____Também é possível observar o tempo de duração, sem prejudicar a programação da emissora. Num curto período, de cinco minutos, conforme o planejamento, o professor difunde um tema específico. Os programas são gravados, editados e transmitidos em série, um por semana, até o final do curso.
_____Outra forma é a transmissão ao vivo dos cursos oferecidos na universidade. Porém, as emissoras teriam de abrir e ajustar a programação e se adaptar conforme a dinâmica previamente planejada pelo professor, principalmente diante das pausas que ocorrem em sala de aula. Além da veiculação contínua e completa da aula, várias opções seriam oferecidas, como a emissão somente no momento da explanação do ponto pelo professor ou dividida em blocos, com a inclusão do debate com os alunos. Disciplinas teóricas se adaptariam melhor ao modelo ao vivo, justamente por oferecerem um amplo repertório sonoro, tanto pelo professor quanto pelos alunos.
_____Além das aulas, muito material sonoro também é perdido em encontros, como palestras, seminários e congressos. Esse material seria aproveitado pelas emissoras educativas ou mesmo gravado, servindo como documento sonoro para pesquisa e ensino, sendo disponibilizado na internet ou mesmo sendo transmitido em horários em que as emissoras ficam repetindo músicas já tocadas ou reprisando programas.
_____Momentos da vida universitárias como a colação de grau, as reuniões das entidades representativas de alunos, funcionários e professores, os saraus universitários, os grupos de discussão, entre tantos outros sons e conhecimentos perdidos, também seriam transmitidos, exibindo, para quem não pode estar no local, os momentos audíveis desses importantes rituais.
_____O movimento radiofônico passa pelos faladores. E como os brasileiros gostam e precisam emitir sons! Tantas pessoas desejam recitar uma poesia, divulgar o esporte praticado, popularizar os números, prevenir doenças, enfim, passar ao outro a informação que está contida e limitada. As produções independentes e as elaboradas pelas emissoras educativas seriam retransmitidas aproveitando outra tecnologia simples e barata que é o alto-falante. Aqui na USP, desde que planejado para não incômodo para as pessoas, criar-se-ia um ambiente para a literatura na FFLCH, para o esporte no Cepeusp, para a saúde no Hospital Universitário e no Hospital das Clínicas, para os números na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na Escola Politécnica (Poli) e nos institutos de ciências exatas.
_____É o momento de divulgar e também preservar o som educativo, de fazer da comunicação o elemento integrador e de acesso, compartilhando os assuntos debatidos neste universo de conhecimento. E as escolas de comunicações são os melhores espaços para o desenvolvimento dessas pesquisas.

 

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