02/07 - monday ------------------------------------------------------------------ | |
9h to 9h30 AM | Registration and Reception |
9h30 to 10h AM | Opening |
10h to 10h50 AM | Mobile presentation - Fernando Iazzetta |
11h AM to 12h30 PM | Keynote Speaker: Simon Emmerson - "Location - Dislocation - Relocation ('Where is live electronic music?')". |
12h30 PM | Lunch |
2h to 4h PM | Papers I |
| 1. Davi Donato - Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia. |
| 2. Jorge Sad Levi - Escucha Acusmática e Interacción Musical. |
| 3. Gláucio A. Zangheri - Schaeffer e as apropriações da fenomenologia. |
| 4. Igor Reis Reyner - A escuta em Pierre Schaeffer. |
| 5. Denise Garcia - Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil. |
| 6. Eduardo Nespoli - Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros. |
4h to 4h30 PM | Coffee Break |
4h30 to 6h30 PM | Papers II |
| 7. Fabiana Moura Coelho - Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta. |
| 8. Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta - O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical. |
| 9. Luís Caros de Oliveira; Ricardo Goldemberg; Rafael Santos Mendes; Jonatas Manzolli - Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva. |
| 10. Francisco de Paula Barretto - Emergência enquanto heurística para criatividade em agentes de Inteligência Artificial aplicados à composição algorítmica. |
| 11. Juan Reyes - Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous. |
| 12. Rui Penha, João Pedro Oliveira - Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização. |
7h to 7h30 PM | Coffee Break |
7h30 to 8h30 PM | Concert CMU
|
03/07 - tuesday ------------------------------------------------------------------ | |
9h30 to 10h45 AM | Keynote Speaker: Julio d'Escriván - "Performing the visual". |
10h45 to 11h AM | Coffee Break |
11h AM to 12h | Keynote Speaker: Ricardo Fabbrini - "Fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade". |
12h | Lunch |
1h30 to 2h PM | Invited Paper: Volker Straebel - "Media-specific artist
records between performance and listener participation". |
2h to 4h PM | Papers III |
| 13. Alexandre Torres Porres - [Brane~]: Um sistema interativo para eletrônica ao vivo baseado em modelos psicoacústicos. |
| 14. Carlos Arthur Avezum Pereira - O uso de um modelo auditivo como atrator entre agentes de um sistema sonoro-interativo para performances de improvisação contemporânea (SSInPIC). |
| 15. Cristiano Figueiró - Análise sub-simbólica em SInCoPA - Discussão e implementações. |
| 16. Rogério Vasconcelos Barbosa - Análise, Modelo e Composição. |
| 17. Rodolfo Coelho de Souza - Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound. |
| 18. Antonio José Homsi Goulart, Flávio Luiz Schiavoni e Marcelo Queiroz - Desenvolvimento de aplicações de áudio. |
4h to 4h30 PM | Coffee Break |
4h30 to 6h30 PM | Papers IV |
| 19. Carlos Gustavo Román Echeverri - Timbre, descripción sonora y clasificación automática. |
| 20. Rafael de Oliveira; João Pedro Oliveira - Modelos de Integração Entre Sons Instrumentais e Paisagens Sonoras. |
| 21. Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano - Entornos híbridos: som, espaço e simutaneidade. |
| 22. André Luiz Gonçalves de Oliveira - Arte (música inclusa), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada. |
| 23. Lílian Campesato - Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise. |
| 24. Rodolfo Caesar - O som como imagem |
7h30 PM | Dinner
|
04/07 - wednesday ---------------------------------------------------------------- | |
9h30 to 10h45 AM | Keynote Speaker: Nicolas Collins - "Semiconducting - Making Music After the Transistor". |
10h45 to 11h AM | Coffee Break |
11h AM to 12h30 PM | Plenary with Keynote Speakers - Samuel Araujo - "Entre muros, grades e blindados: ressignificando o patrimônio sonoro na sociedade pós-industrial" and Marcos Branda Lacerda - "Formas lisas e estriadas em repertórios africanos". |
12h30 PM | Lunch |
2h to 4h PM | Papers V |
| 25. Giuliano Obici - Sonic Arts Union e o termo experimental. |
| 26. Carlos Palombini - Política de segurança pública e estética musical: Proibidão em tempo de UPP. |
| 27. Vitor Kisil Miskalo - O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto. |
| 28. Felipe Hickmann - Territórios de Segredo - Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede. |
| 29. Felipe André Florentino Silva - Música Telemática - Latência, atitude composicional e presentidade. |
| 30. Julian Jaramillo Arango - A imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo. |
4h to 4h30 PM | Coffee Break |
4h30 to 6h30 PM | Papers VI |
| 31. André Damião Bandeira - Degradação sonora como processo composicional. |
| 32. Alexandre Sperandéo Fenerich - Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler. |
| 33. Didier Guigue - Diário de bordo - Anton Webern, Variações para Orquestra OP. 30. |
| 34. Amilcar Zani, Branca de Oliveira, Heloisa Zani - A Dobra Schumanniana. |
| 35. José Henrique Padovani - Devaneio, escritura e mediação em "a viagem e o rio". |
| 36. Artemis Moroni, Jônatas Manzolli - Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production. |
6h30 to 8h | Displace to Itaú Cultural |
6h30 to 8h | Closing Concert: Itaú Cultural
|
05/07 - thursday ---------------------------------------------------------------- |
9h AM to 4h PM | Hardware Hacking Workshop with Nicolas Collins |