Call for Papers Keynote Speakers Program General Info Selected Papers Earlier Editions

02/07 - monday ------------------------------------------------------------------
9h to 9h30 AMRegistration and Reception
9h30 to 10h AMOpening
10h to 10h50 AMMobile presentation - Fernando Iazzetta
11h AM to 12h30 PMKeynote Speaker: Simon Emmerson - "Location - Dislocation - Relocation ('Where is live electronic music?')".
12h30 PMLunch
2h to 4h PMPapers I
1. Davi Donato - Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia.
2. Jorge Sad Levi - Escucha Acusmática e Interacción Musical.
3. Gláucio A. Zangheri - Schaeffer e as apropriações da fenomenologia.
4. Igor Reis Reyner - A escuta em Pierre Schaeffer.
5. Denise Garcia - Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil.
6. Eduardo Nespoli - Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros.
4h to 4h30 PMCoffee Break
4h30 to 6h30 PMPapers II
7. Fabiana Moura Coelho - Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta.
8. Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta - O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical.
9. Luís Caros de Oliveira; Ricardo Goldemberg; Rafael Santos Mendes; Jonatas Manzolli - Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva.
10. Francisco de Paula Barretto - Emergência enquanto heurística para criatividade em agentes de Inteligência Artificial aplicados à composição algorítmica.
11. Juan Reyes - Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous.
12. Rui Penha, João Pedro Oliveira - Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização.
7h to 7h30 PMCoffee Break
7h30 to 8h30 PMConcert CMU

03/07 - tuesday ------------------------------------------------------------------
9h30 to 10h45 AMKeynote Speaker: Julio d'Escriván - "Performing the visual".
10h45 to 11h AMCoffee Break
11h AM to 12hKeynote Speaker: Ricardo Fabbrini - "Fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade".
12hLunch
1h30 to 2h PMInvited Paper: Volker Straebel - "Media-specific artist records between performance and listener participation".
2h to 4h PMPapers III
13. Alexandre Torres Porres - [Brane~]: Um sistema interativo para eletrônica ao vivo baseado em modelos psicoacústicos.
14. Carlos Arthur Avezum Pereira - O uso de um modelo auditivo como atrator entre agentes de um sistema sonoro-interativo para performances de improvisação contemporânea (SSInPIC).
15. Cristiano Figueiró - Análise sub-simbólica em SInCoPA - Discussão e implementações.
16. Rogério Vasconcelos Barbosa - Análise, Modelo e Composição.
17. Rodolfo Coelho de Souza - Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound.
18. Antonio José Homsi Goulart, Flávio Luiz Schiavoni e Marcelo Queiroz - Desenvolvimento de aplicações de áudio.
4h to 4h30 PMCoffee Break
4h30 to 6h30 PMPapers IV
19. Carlos Gustavo Román Echeverri - Timbre, descripción sonora y clasificación automática.
20. Rafael de Oliveira; João Pedro Oliveira - Modelos de Integração Entre Sons Instrumentais e Paisagens Sonoras.
21. Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano - Entornos híbridos: som, espaço e simutaneidade.
22. André Luiz Gonçalves de Oliveira - Arte (música inclusa), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada.
23. Lílian Campesato - Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise.
24. Rodolfo Caesar - O som como imagem
7h30 PMDinner

04/07 - wednesday ----------------------------------------------------------------
9h30 to 10h45 AMKeynote Speaker: Nicolas Collins - "Semiconducting - Making Music After the Transistor".
10h45 to 11h AMCoffee Break
11h AM to 12h30 PMPlenary with Keynote Speakers - Samuel Araujo - "Entre muros, grades e blindados: ressignificando o patrimônio sonoro na sociedade pós-industrial" and Marcos Branda Lacerda - "Formas lisas e estriadas em repertórios africanos".
12h30 PMLunch
2h to 4h PMPapers V
25. Giuliano Obici - Sonic Arts Union e o termo experimental.
26. Carlos Palombini - Política de segurança pública e estética musical: Proibidão em tempo de UPP.
27. Vitor Kisil Miskalo - O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto.
28. Felipe Hickmann - Territórios de Segredo - Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede.
29. Felipe André Florentino Silva - Música Telemática - Latência, atitude composicional e presentidade.
30. Julian Jaramillo Arango - A imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo.
4h to 4h30 PMCoffee Break
4h30 to 6h30 PMPapers VI
31. André Damião Bandeira - Degradação sonora como processo composicional.
32. Alexandre Sperandéo Fenerich - Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler.
33. Didier Guigue - Diário de bordo - Anton Webern, Variações para Orquestra OP. 30.
34. Amilcar Zani, Branca de Oliveira, Heloisa Zani - A Dobra Schumanniana.
35. José Henrique Padovani - Devaneio, escritura e mediação em "a viagem e o rio".
36. Artemis Moroni, Jônatas Manzolli - Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production.
6h30 to 8hDisplace to Itaú Cultural
6h30 to 8hClosing Concert: Itaú Cultural

05/07 - thursday ----------------------------------------------------------------
9h AM to 4h PMHardware Hacking Workshop with Nicolas Collins

Português Mobile FAPESP ECA USP