02/07 - segunda-feira ------------------------------------------------------------------ |
9h às 9h30 | Inscrições e recepção |
9h30 às 10h | Abertura |
10h às 10h50 | Apresentação do Mobile - Fernando Iazzetta |
11h às 12h30 | Palestra Convidado: Simon Emmerson - "Location - Dislocation - Relocation ('Where is live electronic music?')". |
12h30 | Almoço |
14h às 16h | Comunicações I |
| 1. Davi Donato - Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia. |
| 2. Jorge Sad Levi - Escucha Acusmática e Interacción Musical. |
| 3. Gláucio A. Zangheri - Schaeffer e as apropriações da fenomenologia. |
| 4. Igor Reis Reyner - A escuta em Pierre Schaeffer. |
| 5. Denise Garcia - Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil. |
| 6. Eduardo Nespoli - Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros. |
16h às 16h30 | Café |
16h30 às 18h30 | Comunicações II |
| 7. Fabiana Moura Coelho - Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta. |
| 8. Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta - O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical. |
| 9. Luís Caros de Oliveira; Ricardo Goldemberg; Rafael Santos Mendes; Jonatas Manzolli - Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva. |
| 10. Francisco de Paula Barretto - Emergência enquanto heurística para criatividade em agentes de Inteligência Artificial aplicados à composição algorítmica. |
| 11. Juan Reyes - Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous. |
| 12. Rui Penha, João Pedro Oliveira - Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização. |
18h30 às 19h | Intervalo |
19h às 20h30 | Concerto CMU
|
03/07 - terça-feira --------------------------------------------------------------------- |
9h30 às 10h45 | Palestra Convidado: Julio d'Escriván - "Performing the visual". |
10h45 às 11h | Intervalo |
11h às 12h | Palestra Convidado: Ricardo Fabbrini - "Fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade". |
12h | Almoço |
13h30 às 14h | Comunicação Convidado: Volker Straebel - "Media-specific artist
records between performance and listener participation". |
14h às 16h | Comunicações III |
| 13. Alexandre Torres Porres - [Brane~]: Um sistema interativo para eletrônica ao vivo baseado em modelos psicoacústicos. |
| 14. Carlos Arthur Avezum Pereira - O uso de um modelo auditivo como atrator entre agentes de um sistema sonoro-interativo para performances de improvisação contemporânea (SSInPIC). |
| 15. Cristiano Figueiró - Análise sub-simbólica em SInCoPA - Discussão e implementações. |
| 16. Rogério Vasconcelos Barbosa - Análise, Modelo e Composição. |
| 17. Rodolfo Coelho de Souza - Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound. |
| 18. Antonio José Homsi Goulart, Flávio Luiz Schiavoni e Marcelo Queiroz - Desenvolvimento de aplicações de áudio. |
16h às 16h30 | Café |
16h30 às 18h30 | Comunicaçõs IV |
| 19. Carlos Gustavo Román Echeverri - Timbre, descripción sonora y clasificación automática. |
| 20. Rafael de Oliveira; João Pedro Oliveira - Modelos de Integração Entre Sons Instrumentais e Paisagens Sonoras. |
| 21. Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano - Entornos híbridos: som, espaço e simutaneidade. |
| 22. André Luiz Gonçalves de Oliveira - Arte (música inclusa), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada. |
| 23. Lílian Campesato - Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise. |
| 24. Rodolfo Caesar - O som como imagem |
19h30 | Jantar
|
04/07 - quarta-feira --------------------------------------------------------------------- |
9h30 às 10h45 | Palestra Convidado: Nicolas Collins - "Semiconducting - Making Music After the Transistor". |
10h45 às 11h | Intervalo |
11h às 12h30 | Mesa de discussão com Convidados: Samuel Araujo - "Entre muros, grades e blindados: ressignificando o patrimônio sonoro na sociedade pós-industrial" e Marcos Branda Lacerda - "Formas lisas e estriadas em repertórios africanos". |
12h30 | Almoço |
14h às 16h | Comunicações V |
| 25. Giuliano Obici - Sonic Arts Union e o termo experimental. |
| 26. Carlos Palombini - Política de segurança pública e estética musical: Proibidão em tempo de UPP. |
| 27. Vitor Kisil Miskalo - O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto. |
| 28. Felipe Hickmann - Territórios de Segredo - Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede. |
| 29. Felipe André Florentino Silva - Música Telemática - Latência, atitude composicional e presentidade. |
| 30. Julian Jaramillo Arango - A imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo. |
16h às 16h30 | Café |
16h30 às 18h30 | Comunicações VI |
| 31. André Damião Bandeira - Degradação sonora como processo composicional. |
| 32. Alexandre Sperandéo Fenerich - Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler. |
| 33. Didier Guigue - Diário de bordo - Anton Webern, Variações para Orquestra OP. 30. |
| 34. Amilcar Zani, Branca de Oliveira, Heloisa Zani - A Dobra Schumanniana. |
| 35. José Henrique Padovani - Devaneio, escritura e mediação em "a viagem e o rio". |
| 36. Artemis Moroni, Jônatas Manzolli - Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production. |
18h30 às 20h | Deslocamento para Itaú Cultural |
20h | Concerto de Encerramento: Itaú Cultural
|
05/07 - quinta-feira --------------------------------------------------------------------- |
9h às 16h | Workshop de Hardware Hacking com Nicolas Collins |