Call for Papers Keynote Speakers Program General Info Selected Papers Earlier Editions

  • Davi Donato
    Escutar: uma reflexão a partir da fenomenologia.

  • Jorge Sad Levi
    Escucha Acusmática e Interacción Musical.

  • Gláucio A. Zangheri
    Schaeffer e as apropriações da fenomenologia.

  • Igor Reis Reyner
    A escuta em Pierre Schaeffer.

  • Denise Garcia
    Estúdio da Glória, década de 80: polo de produção eletroacústica no Brasil.

  • Eduardo Nespoli
    Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros.


  • Fabiana Moura Coelho
    Modelagem empírica do trato vocal e sua influência no timbre da flauta.

  • Sérgio Freire, Lucas Nézio, Rafael Pimenta
    O som plaqué no violão: aspectos qualitativos e quantitativos em situação musical.

  • Luís Caros de Oliveira; Ricardo Goldemberg; Rafael Santos Mendes; Jonatas Manzolli
    Interação Musical via Pure Data (Pd) com Sonoridade da Clarineta obtida por Modelagem Física e Síntese Aditiva.

  • Francisco de Paula Barretto
    Emergência enquanto heurística para criatividade em agentes de Inteligência Artificial aplicados à composição algorítmica.

  • Juan Reyes
    Patrones de Movimiento en Fuentes Sonoras Utilizando Esquemas de Lissajous.

  • Rui Penha, João Pedro Oliveira
    Spatium, uma abordagem modular e open source ao software para espacialização.


  • Alexandre Torres Porres
    [Brane~]: Um sistema interativo para eletrônica ao vivo baseado em modelos psicoacústicos.

  • Carlos Arthur Avezum Pereira
    O uso de um modelo auditivo como atrator entre agentes de um sistemas sonoro-interativo para performances de improvisação contemporânea (SSInPIC).

  • Cristiano Figueiró
    Análise sub-simbólica em SInCoPA - Discussão e implementações.

  • Rogério Vasconcelos Barbosa
    Análise, Modelo e Composição.

  • Rodolfo Coelho de Souza
    Composição Algorítmica com Instrumentos Complexos de CSound.

  • Antonio José Homsi Goulart, Flávio Luiz Schiavoni e Marcelo Queiroz
    Desenvolvimento de aplicações de áudio.


  • Carlos Gustavo Román Echeverri
    Timbre, descripción sonora y clasificación automática.

  • Rafael de Oliveira; João Pedro Oliveira
    Modelos de Integração Entre Sons Instrumentais e Paisagens Sonoras.

  • Luciana Santos Roça, Marcelo Tramontano
    Entornos híbridos: som, espaço e simutaneidade.

  • André Luiz Gonçalves de Oliveira
    Arte (música inclusa), ciência e tecnologia como suporte para experiência de poéticas em direção à uma estética naturalizada.

  • Lílian Campesato
    Ruído e Transgressão: uma aproximação com a psicanálise.

  • Rodolfo Caesar
    O som como imagem.


  • Giuliano Obici
    Sonic Arts Union e o termo experimental.

  • Carlos Palombini
    Política de segurança pública e estética musical: Proibidão em tempo de UPP.

  • Vitor Kisil Miskalo
    O computador enquanto sistema instrumental musical de criação e performance na música interativa de concerto.

  • Felipe Hickmann
    Territórios de Segredo – Jogo e Narrativa na Performance de Música em Rede.

  • Felipe André Florentino Silva
    Música Telemática – Latência, atitude composicional e presentidade.

  • Julian Jaramillo Arango
    A imediaticidade como modelo musical: remediando a noção de ao vivo.


  • André Damião Bandeira
    Degradação sonora como processo composicional.

  • Alexandre Sperandéo Fenerich
    Três trabalhos sobre suporte: três aparições da Primeira Sinfonia de Mahler.

  • Didier Guigue
    Diário de bordo – Anton Webern, Variações para Orquestra OP. 30.

  • Amilcar Zani, Branca de Oliveira, Heloisa Zani
    A Dobra Schumanniana.

  • José Henrique Padovani
    Devaneio, escritura e mediação em “a viagem e o rio”.

  • Artemis Moroni, Jônatas Manzolli
    Multimodal Robotic Artistic Installations for Sound Production.


Português Mobile FAPESP ECA USP