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O Curso de Biblioteconomia foi criado concomitantemente à Escola de Comunicações Culturais, atualmente Escola de Comunicações e Artes (ECA) em 1966, sendo iniciadas as aulas em 1967. O seu objetivo inicial era formar profissional capaz de planejar, implantar e administrar bibliotecas e centros de documentação. Naquele momento, refletia com clareza as necessidades da época, tendo como modelo de excelência a própria Biblioteca Central da USP cuja Diretora, Maria Luísa Monteiro da Cunha, foi a primeira coordenadora do curso.

De início, foram instituídos dois cursos diferentes, formalmente seccionados: Biblioteconomia e Documentação. O primeiro tinha como objetivo central a organização de acervos; o segundo buscava o domínio dos instrumentos disponíveis na época para o ordenamento da informação de um determinado campo do conhecimento. Rapidamente essa divisão ruiu, uma vez que não havia incompatibilidade entre elas, mas, ao contrário, uma clara integração.

Em 1976, o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) foi transformado em IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), com forte presença e influência em toda a Biblioteconomia brasileira. No entanto, essa mudança não significou elevar a Biblioteconomia a um novo patamar, mas apenas direcioná-la para os objetivos e desafios imediatos da C&T, a prioridade do período. Só assim ela era entendida como um útil instrumento para o desenvolvimento nacional.

Na última década do século XX ocorreu a revolução da integração dos computadores em rede – a Internet. Com ela foram instituídas novas lógicas, novas semânticas e novas literacias (no sentido de competências informacionais) . A reboque das profundas alterações que a sociedade em rede experimenta o CBD novamente se depara com o desafio de readequação de sua grade para melhor garantir a formação de seus alunos. Neste sentido, além da constante reformulação dos conteúdos de seu curso tradicional de Biblioteconomia e Documentação, prepara-se para a instituição de duas novas graduações em Arquivologia e Museologia, buscando atender demandas já detectadas há mais de uma década.

Dessa forma, com a arquitetura de três cursos voltados para a preservação, a organização, a difusão e a produção do conhecimento, busca redesenhar sua participação na formação de profissionais que tanto possam atuar no âmbito da memória e dos processos de organização da informação tradicionais, como na construção de conhecimentos multimídia em formatos digitais distribuídos em rede, garantindo sua inserção na vanguarda da sociedade contemporânea conectada, com suas novas lógicas de produção e distribuição da informação, num contexto onde copyright e copyleft são complementares e onde autores individuais , coletivos digitais e prosumers (nova designação para usuários onde os mesmos são, simultaneamente, produtores e consumidores de informação) constituem atores em rede.

 

 

 

Conselho Departamental

Chefe do Departamento

Prof. Dr. Martin Grossmann

Vice-chefe do Departamento

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

Professores Titulares

Profa.Dra. Brasilina Passarelli
Prof. Dr. Luis Augusto Milanesi
Prof. Dr. Martin Grossmann

Professores Associados

Profa. Dra. Marilda Lopes G. Lara
Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

Professores Doutores

Profa.Dra. Ivete Pieruccini (titular)
Prof.Dr. Marcos Luiz Mucheroni (suplente)
Profa. Dra. Asa Fujino (titular)
Prof. Dr. Marcelo dos Santos (suplente)
Profa. Dra. Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (titular)
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta (suplente)

Discentes

Aparecida Santos Azevedo (Titular)
Miriam Verônica Cutrim Guimarães (Suplente)

Secretaria

Andre Costa Mello
Aparecida de Fátima Souza
Ronaldo Cruz

Apoio Técnico

Alex Chaves

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