Neste estudo, exponho o universo das personagens cômicas que ganharam corpo ao serem encenadas pelo grupo teatral da União Operária, na primeira metade do século XX, em Florianópolis, tendo como objeto de estudo doze textos cômicos de autores portugueses e brasileiros, um deles catarinense. Procuro abordar o imaginário presente nesse teatro através das personagens cômicas e de suas sensibilidades manifestas, bem comodelinear os pressupostos ideológicos, estéticos e os fins pedagógicos dessa dramaturgia.
O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões de Gênero veiculadas a partir do
teatro operário na cidade do Rio Grande, que nos anos iniciais do século XX foi um agente
educativo relevante na organização do operariado local, e sua relação com a formação da
consciência histórica dos sujeitos envolvidos nesta prática cultural. Para tal fim, realizar-se-á
a análise da obra dramatúrgica Amor e Ouro (1906), de autoria da militante libertária
Agostina Guizzardi, ativa intelectual do movimento operário, bem como de outros escritos
desta e de outros militantes do operariado rio-grandino, buscando-se, assim, estabelecer um
diálogo entre as muitas vozes que compunham esta prática educativa. Nesse contexto, esta
pesquisa estabelecerá um diálogo entre História e Literatura, adotando como diretrizes
norteadoras os pressupostos da Nova História Cultural, referencial teórico este que alargou o
campo de pesquisa histórica, abrindo espaço para a inserção de novos sujeitos e outras fontes,
entre elas, o texto literário.