O texto apresenta um relato sobre algumas participações
minhas como atriz, cantora e produtora em espetáculos cênico-musicais
com base nas pesquisas sobre teatro de revista realizadas desde
1999.
O texto apresenta algumas articulações entre o
desconhecimento e os infi ndos preconceitos acerca do teatro de
revista brasileiro. A forma revisteira – em sua totalidade – não consta
nas panorâmicas de história do teatro brasileiro, decorrendo daí uma
repetição, sobretudo de natureza ideológica, contra o gênero e seus
artistas.
Breves comentários sobre o Teatro Musical Brasileiro,
desde a sua chegada ao Brasil até os dias de hoje, quando o
teatro tecnológico e melodramático aportou em São Paulo com
as megaproduções da Broadway. Pretende-se, aqui, alertar sobre
o preconceito que acompanha este gênero musical desde o início
de sua carreira de sucesso. Aborda-se, também, a necessidade de
formação de libretistas e de especialistas em playwriting, a fim de
que o musical contemporâneo brasileiro e suas personagens sejam
dramaturgicamente pensados e construídos entre música e fala, com
eficácia.