Esta pesquisa tem como objetivo conceituar e compreender práticas específicas de itinerância teatral no âmbito da história do teatro, analisando principalmente sua relevância enquanto elemento constituinte da cena contemporânea. Neste sentido, tomo como exemplos três experiências de trabalho - o Projeto Mambembom, o casal Elizabeth Savalla e Camilo Áttila e o Coletivo Improviso - dividindo o trabalho em dois blocos: Itinerância enquanto mambembagem e Itinerância enquanto princípio operatório da encenação. O primeiro trata do deslocamento de um espetáculo para cidades outras que não as grandes metrópoles, em busca de mercado, de independência financeira e / ou artística ou por questões pessoais e / ou ideológicas. A segunda abordagem apresenta a itinerância enquanto elemento constituinte da cena contemporânea, isto é, como fator operatório da encenação. Neste sentido, cotejo os trabalhos do Coletivo Improviso - Não olhe agora e Otro - com outras produções, como Cidade In-visível, BR-3, Mistério Bufo, O mambembe, Dança contemporânea em domicílio e Mercadorias e futuro. Acompanha um panorama historiográfico de itinerâncias com o intuito de contextualizar o tema e as experiências práticas.