as balizas temporais que enquadram e classificam as obras de um autor estão associadas a processos de demarcação de seu sentido que se revelam muitas vezes móveis e fugidios. Nessas operações, empreende-se um trabalho de apropriação e reapropriação de seu significado por vezes estranho às in-tenções que guiaram os autores dessa ou daquela obra. Dias gomes e sua produção teatral não escaparam, obviamente, a determinadas periodizações e classificações que implicam, no fundo, maneiras de ver e editar que procedem a construções e reconstruções várias, quando não a desconstruções. Neste artigo, pretendo examinar a trajetória do dramaturgo Dias gomes tendo como referências básicas os textos teatrais e os livros lançados pelas editoras civilização Brasileira, nos anos 1970, e Bertrand Brasil, na década de 1980.
A Pesquisa está organizada em dois eixos que se entrecruzam. O primeiro deles é a análise da atuação do palhaço americano Avner, the Eccentric no espetáculo Exceptions to gravity, que é resultado do acúmulo de suas experiências ao longo de 38 anos de ofício. O segundo é o processo de criação de um número, que objetiva verificar de que maneira as questões levantadas se transformavam a partir da experimentação da pesquisadora, que também é palhaça. A análise tem como foco: princípios do palhaço; autoria e apropriação; relação com a platéia e técnica dos movimentos, definidos a partir da pedagogia aplicada por Jacques Lecoq, um dos principais mestres de Avner, na École Internationale de Théâtre. O número, denominado Balões!, foi documentado em DVD e é parte integrante da dissertação.