O teatro brasileiro entre 1964 e 1983 freqüentemente se organizou na forma de espetáculos musicais para responder ao regime militar. Este artigo estuda quatro prefácios a peças publicadas e encenadas naquele período. Esses prefácios, escritos pelos dramaturgos Oduvaldo Vianna Filho, Ferreira Gullar e Dias Gomes e pelo diretor Flávio Rangel, contêm idéias estéticas e políticas que nos podem interessar ainda agora.
O objetivo deste estudo é a história do trajeto da cantora e atriz italiana Augusta Candiani (1820-1890), que buscamos recompor por meio de crônicas teatrais do período coberto por sua carreira no Brasil (1844-1880) e de documentos de fontes diversas, bem como procurando contextualizar te´rica e historicamente aquele momento social e cultural. No decorrer de quase 40 anos de atuação no Brasil do Séc. XIX, discorremos sobre suas atividades múltiplas entre o erudito e o popular, da ópera à modinha, do teatro dramático à opereta. Pretendemos verificar como sua história pode se colocar como ilustração do teatro brasileiro de seu tempo.