Pretende -se investigar como a peça Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, mantém homologia estrutural com a topologia dos sonhos descrita por Freud e com a imagem do inconsciente, calcada no corpo da Vênus de Milo com gavetas (1936), escultura de Salvador Dalí, na sua fase marcadamente surrealista.
Este artigo constitui-se em breve reflexão a propósito da posição de Oduvaldo Viana Filho no panorama da produção teatral brasileira das décadas de 1960-1970.
Este texto procura relacionar a modernidade de O rei da vela com o projeto político de seu autor, Oswald de Andrade, bem como apontar certas confluências com a prática teatral de Brecht, Piscator e Meyerhold.
O objetivo deste texto é demonstrar a atuação de Machado de Assis em uma de suas funções literárias menos apreciadas pela crítica tradicional sobre a obra do escritor brasileiro: a de crítico teatral. Apresentam-se suas idéias sobre teatro e o contexto histórico-cultural da capital do Império, notadamente marcado pela presença de um teatro importado transplantado para os tablados tropicais.
Este trabalho investiga o procedimento intertextual como elemento orgânico na construção da peça Um Moliere imaginário, do Grupo Galpão de teatro de rua, em Minas Gerais, Brasil.
Neste texto abordo a reconfiguração da noção de hamartia, a falha trágica, em Senhora dos afogados, de Nelson Rodrigues, tomando como referência a personagem Moema.
O propósito desse artigo é realizar um panorama das artes cênicas em Belo Horizonte, nos últimos cinco anos, partindo da análise de mais de oitenta espetáculos assistidos nesse período e buscando tecer algumas considerações de ricas sobre o direcionamento do teatro em nossa cidade.
Tomando como conceito operatório metalingüístico o "extraliterário", as frases que Nelson Rodrigues divulgou nos meios de comunicação, procedeu-se ao levantamento de algumas características textuais e da encenação de sua peça Vestido de noiva.
Neste estudo se propõe uma leitura de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em que se pretende mostrar que a maior originalidade dessa peça consiste em dar ao tempo um tratamento que revoluciona sua representação.