O texto apresenta uma radiografi a do teatro de rua
no Brasil, a partir do itinerário desenvolvido pelo Grupo Imbuaça,
fundado na cidade de Aracaju, Sergipe, em 28 de agosto de 1977.
O Imbuaça, nome que homenageia o artista popular, embolador
Mane Imbuaça, desde o início das suas atividades, vem montando
espetáculos inspirados nas manifestações populares. Participou
dos mais importantes festivais de teatro, circulando por todo o
País e por alguns países da América Latina e Europa. Por meio de
sua participação em eventos artísticos e da realização de oficinas,
seminários e cursos, o grupo viu e ajudou a fazer crescer o teatro de
rua brasileiro.
O texto apresenta algumas observações críticas de duas
passagens do encontro As Formas Fora da Forma. O primeiro
destaque refere-se à fala de João das Neves acerca do Centro Popular
de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC-UNE) e à Carta
de Princípios, escrita por Carlos Estevam Martins, para alimentar
discussões internas e que foi tomada como documento oficial do CPC.
O segundo ponto relaciona-se à fala de Lindolfo do Amaral, em sua
participação na mesa sobre teatro de rua, na qual o autor destaca a
importância do Movimento Brasileiro de Teatro de Rua.