A partir de princípios fenomenológicos extraídos do pensamento critico de Anatol Rosenfeld, este estudo desenvolve o conceito de metamorfose do ator em personagem, de acordo com a hipótese de que ai se localiza o fundamento do fenômeno teatral. A teoria critica do teatro, ao pretender discutir o valor estético da encenação, não desconsidera a intencionalidade da composição do ator em relação ao todo do espetáculo. No teatro moderno, em que a encenação adquire o valor de obra de arte, a metamorfose do ator em personagem - descrita aqui em seus quatro modos básicos - e elemento central no exame critico da cena teatral.
Resumo : Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, e o perfil de alguns personagens que, como figuras políticas, intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de sua inserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de sua própria atividade.