Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
Dissertação em dois volumes. No primeiro, a autora situa a técnica corporal de Klauss Vianna, nas décadas de 60 e 70 no teatro brasileiro, por meio da análise de três montagens significativas, a saber: Hoje é dia de rock, dir. Rubens Corrêa (1971), O Exercício, dir. de Klauss Vianna (1977) e Mão na Luva, dir. de Aderbal Freire Filho (1984); nas quais Klauss atuou, respectivamente, como preparador corporal, ator, diretor e diretor de técnica corporal. O segundo volume compreende entrevistas realizadas com os artistas e um relatório sobre a oficina “Técnica Klauss Vianna”, cursada durante o 32o Festival de Inverno da UFMG, 2000.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
A tese analisa a trajetória do coreógrafo Klauss Vianna (1928-1992) no teatro brasileiro, ao longo de duas décadas (1967-1988). O levantamento de sua obra teatral revelou a própria genealogia da função de “preparador corporal”, definida progressivamente na variedade de termos assinados por Klauss Vianna. Volume único acompanhado de CD com O Terceiro Personagem, peça inédita escrita por Klauss Vianna, mais a transcrição completas de 32 depoimentos de artistas-testemunhas.