O objetivo de estudo deste trabalho é a atriz brasileira Juliana Carneiro da Cunha. Seu objetivo é recuperar um processo de criação da personagem através da investigação da carreira da atriz e de sua formação. Ou seja, indentificar uma possível técnica de atuação, por sua vez, denominada de escrita corpórea, a qual está relacionada à história do trajeto de uma atriz. Assim, tal investigação partiu da análise dos documentos adquiridos, como: fotografias, videos, criticas jornalísticas e entrevistas. Desta forma, pretende-se não somente traçar o percurso de Juliana Carneiro da Cunha nos campos do teatro, cinema, televisão e dança, bem como se aprofundar em uma arte de ator. Para tanto, a pesquisa sugere várias reflexões: o papel do pesquisador de teatro, a relação entre ator e personagem, a relação do ator com seu corpo e etc.
A performance O Chão nas Cidades, objeto de investigação desta pesquisa, é uma intervenção urbana quem, ao colocar corpos deitados em espaços estratégicos e de grande circulação, provoca uma ruptura de ritmo e dinâmica no cotidiano da cidade. O trabalho tematiza o espaço público, a dimensão estética e social da performance e os processos de apropriação do espaço na arena de exclusão social. O gesto de cair e interromper o fluxo de ações condicionadas do cotidiano, mote de O chão nas Cidades, conduz à reflexão acerca dos elementos estéticos, político e sociais contidos na ação dessa performance. Na pesquisa são investigados os seguintes aspectos: os desdobramentos estéticos e criativos de uma intervenção urbana, com base na performance; o olhar do público-passante, dentro do ambiente da performance, para a realidade de exclusão presente no chão das cidades e ad relações sociais no mundo contemporâneo, a partir do entrelaçamento de vida e arte existente na performance.