Desde que o Brasil adotou a pauta neoliberal, toda a produção cultural passou a ser rigorosamente determinada pelos interesses de mercado e o próprio Estado curvou-se às exigências do Capital. O teatro paulista foi o primeiro setor a reagir ao desastre, cri-ando o movimento “Arte contra a barbárie” para tentar contrapor-se ao processo. Este texto procura dar conta de alguns aspectos de sua intervenção.
trecho do trabalho de conclusão de curso de 2010 em jornalismo na PUC_SP.
Tentativa de traçar o conceito de drama moderno concebido por Peter Szondi levando em conta especificidade da experiência social brasileira e as vicissitudes do desdobramento da modernidade no Brasil.
No espetáculo, Otelo, realizado pelo grupo Folias D'Arte em 2003, a reflexão sobre o binômio texto/contexto torna-se um procedimento imperativo. Marco A. Rodrigues (encenador), através da inserção das músicas New York, New York e The End, que desempenham uma função de enquadramento épico e de comentário crítico da ação, identifica o referente contemporâneo ao estabelecer o diálogo entre a cultura-fonte e a cultura-alvo.