_____Neste contexto, torna-se um desafio (acadêmico, científico e intelectual) implementar a produção de conhecimento que estuda e discute o cotidiano da sociedade. E, com isso, pretende-se acusar o principal papel do radiojornalismo: promover a veiculação da notícia com qualidade. Essa última prevista pelo retorno (feedback) da população. Assim, contribuir na adequação necessária ao compromisso do desenvolvimento humano: ouvir a voz do coração.
_____É apostar no som como quem, também, aposta no texto e na imagem.
_____O eixo central deste livro tangencia um ideal muito próprio do autor, quando diz:

A possibilidade de um radiojornalismo ampliado pela integração, em que a notícia perpetue o diálogo sobre as situações do cotidiano. A interatividade como perspectiva para a democracia nos meios de comunicação de massa, tendo como base um projeto para a abertura do processo jornalístico. Não há mais domínio diante da informação, mas sim o direito instituído pelo dizer, pela convivência, pela busca de um rádio independente.

_____Na perspectiva do “direito instituído pelo dizer, pela convivência, pela busca de um rádio independente”, a citação esbarra na ampliação integradora do radiojornalismo em sua extensão gerativa. A dinâmica participativa do público deixa de ser mero ouvinte para agir, democraticamente, como falante, locutor de seus anseios.
_____Da obra ao autor, então, transversalizam-se pontuações simultâneas do professor, do pesquisador e do jornalista. O processo de ensino-aprendizagem e a experiência profissional entrecruzam a atividade investigativa e sua esfera propositiva. Uma versatilidade inerente. E nosso autor consegue aglutinar tais entrecruzamentos sincréticos. É uma atmosfera meticulosa. Com precisão, ele escolhe, seleciona, temas (assuntos, objetos e contextos) desta publicação como quem ouve, intimamente, o som providencial da natureza. A audição de Maluly (re)vela, em seu mérito, uma astúcia singular!
_____Logo, ousa as idéias de um coração, que pulsa, em uma agradável leitura!

Wilton Garcia

 

< voltar | sumário | avançar >