Núcleo de Pesquisa de Produção Científica - ECA/USP
 
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Comunicações em eventos

POBLACIÓN, Dinah Aguiar, NORONHA, Daisy Pires. Literatura cinzenta em ciência da informação: antecedentes e perspectivas da "quebra de fronteiras" durante os eventos realizados no Brasil (1951-1996). In: Reunião Anual da SBPC, 51.ª, Porto Alegre, RS, julho 1999. Resumos. Porto Alegre: UFRS, 1999. [disquete]

 

Resumo:Há quase meio século registraram-se os primeiros dados da presença dos representantes dos países da América Latina nos eventos da Ciência da Informação realizados no Brasil. Iniciados sob patrocínio da UNESCO e da FID (Federação Internacional de Documentação) os bibliotecários e documentaristas dos vários países participaram de conferências , seminários e reuniões realizadas principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo e , posteriormente em Brasília e outros estados. MÉTODO -A trajetória histórica dessa integração foi traçada através de pesquisa realizada na Base de Dados de Literatura Cinzenta (BLC)- Eventos (E)- Ciência da Informação (CI) produzida pelo Grupo de Pesquisa sediado na ECA/USP, a partir do título dos eventos. A distribuição cronológica da realização dos mesmos, no período de 1951-1996, permitiu identificar o apoio inicial das organizações internacionais e a posterior evolução da responsabilidade de patrocínio assumida pelas entidade brasileiras. RESULTADO - De 454 eventos realizados no Brasil, durante os 45 anos que cobrem da coleta de dados da BLC-E-CI, 37 (8,1%) foram de âmbito da América Latina. Nos primórdios destas atividades, em 1951, os dois eventos  realizados em São Paulo  (20%) foram patrocinados pela UNESCO. Na década de 60 a FID foi a promotora de 4 ddos 5 (7,8%) do total de 64 eventos nacionais realizados por várias entidades brasileiras, principalmente pelo IBICT e FEBAB. Apenas um evento (1,04%) realizado em 1975, no Rio de Janeiro, para a implantação do NATIS, foi o que ocorreu na década dentre os 96 realizados no Brasil. Na década de 80 cresce a participação da América Latina com 13 (7,0%) eventos dos 186   realizados no Brasil. Na década de 90 aumenta consideravelmente o número de eventos da América Latina representando 16 (16,3%) dos 98 realizados. Surgem dois com enfoques MERCOSUL no ano de 1992 e a BIREME  no período de 1992 a 1996, como a promotora de 5 dos 13 eventos realizados. CONCLUSÃO- A integração dos países da América Latina em Ciência da Informação medida pela participação dos profissionais nos eventos na área realizados no Brasil, mostra um contínuo crescer a partir dos anos 90 com eventos específico do MERCOSUL   além dos regionais da América Latina e Caribe promovidos pela BIREME. (CNPq)

 


 

POBLACIÓN, Dinah Aguiar; NORONHA, Daisy Pires; MARTINS, Luiz Guilherme. Formação de Pesquisadores na área de Ciência da Informação no Brasil: desafios para o século XXI. In:  Reunião Anual SBPC, 52ª. Resumos. Brasília, 2000 [CD-ROM].

 

Resumo: A valorização da pesquisa na área de Ciência da Informação vem sendo efetivada nas universidades brasileiras com base nas diretrizes traçadas para o aprimoramento dos cursos de pós-graduação na área e pela exigência da titulação dos docentes por ocasião de sua contratação . O desafio vem sendo enfrentado desde 1970 quando foi criado o primeiro curso de pós-graduação do IBICT/UFRJ. Os esforços de outras universidades do país estenderam-se nesse sentido, até 1978 quando foram criados mais cinco cursos de nível de mestrado . A instalação do doutorado deu-se na USP em 1980 e até 1997 outros três foram criados nas instituições onde funcionavam também os de mestrado (UFRJ, UnB e UFMG). OBJETIVO - Identificar os docentes/doutores atuantes nos seis cursos de pós-graduação que orientam ou não mestrados e/ou doutorandos e quantificar a população de egressos titulados por estas instituições. MÉTODO - Os dados dos cursos, do perfil do corpo docente e a respectiva produção bibliográfica foram coletados com a utilização dos princípios da Conferência de Delfos e identificados em bases de dados criadas que permitem a recuperação de elementos necessários para a aplicação de técnicas cienciométricas na análise dos resultados. RESULTADO - O resultado parcial desta pesquisa foi obtido a partir das informações fornecidas por 41 (62, 1%) dos 66 docentes/doutores atuantes nos cursos de pós-graduação. De 1990 a 1999 foram informadas 173 dissertações de mestrado já concluídas e 82 em andamento. Quanto ao doutorado 38 já foram defendidos e 34 teses em andamento.O curso do IBICT/UFRJ (M-1970; D-1992) contando com 11 docentes dos quais 5 (45,5%) informaram 69 dissertações e 17 teses orientadas já defendidas e 5 dissertações e 10 teses em andamento. O curso da ECA/USP (M-1972; D-1980) com 17 docentes, dos quais 15 (88,2%) registraram 12 dissertações e 10 teses. Na UFMG (M-1976; D-1997), dos 13 docentes , 8 (61,5%) orientaram 11 dissertações já defendidas e nenhuma tese; encontram-se em andamento 5 dissertações e 9 teses. A PUCCAMP, iniciou o curso mestrado em 1977, contando com 6 docentes, dos quais 4 (66,6%) informaram as 43 dissertações defendidas e as 25 em andamento - até a presente data não instalou o curso doutorado. Da mesma forma a UFPb mantém apenas o curso de mestrado iniciado em 1978 e, dos 7 docentes , apenas 4 (57,1%) informaram as 3 dissertações defendidas e as 9 que estão em andamento . No mesmo ano, na UnB foi iniciado o curso de mestrado e, em1992, o de doutorado; dos 12 docentes atuantes em 1999 foram recebidas informações de 5 (41,6%) que orientaram 24 dissertações e 6 teses já defendidas, encontrando-se em andamento 6 dissertações e 5 teses. CONCLUSÃO - O crescimento exponencial do número de doutores na área de Ciência da Informação (38 defendidas desde 1990 e 34 em andamento no ano de 2000) mostra o desafio para o século XXI será enfrentado com recursos humanos capacitados a contribuir para a valorização do conhecimento  e o desenvolvimento científico e tecnológico. (CNPq)

 


 

NORONHA, Daisy Pires; POBLACIÓN, Dinah Aguiar; SANTOS, Cristiane Batista dos. Produção Científica: análise cienciométrica das comunicações apresentadas nos SNBUs: 1978-1998. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias,11º,  Florianópolis/SC, 24-28 abr. 2000. Anais. Florianopolis,SC, 2000.11p. [CD-ROM].

 

Resumo: Introdução: A Base de Literatura Cinzenta (BLC), estruturada pelo Grupo de Produção Científica da ECA/USP e apoiada pelo CNPq, vem registrando os eventos da área da Ciência da Informação (BLC-E-CI) realizados no Brasil. Essa base mantém atualizada a indexação das comunicações apresentadas nos diversos congressos e seminários, entre eles o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). Como subproduto da base foram realizados diferentes estudos de análise cienciométrica que é uma das técnicas que deverá prevalecer no século XXI para caracterizar a geração e uso da informação técnico-científica. Objetivo: Identificar a literatura utilizada pelos autores de comunicações apresentadas nos SNBUs analisando os documentos citados segundo a tipologia, idioma e temporalidade. Resultados: O levantamento mostrou um total de 452 comunicações, sendo 262 (58%) com texto integral e 190 (42%) apresentadas em forma de resumo. Nos textos foram identificadas 2.897 referências bibliográficas. A citação de artigos de periódicos prevaleceu em 35,3% das citações seguida da citação de livros/capítulos (31%); a literatura cinzenta (teses, comunicações em eventos e relatórios técnicos utilizados) representou 17,5% das citações. O inglês e o português predominaram quanto ao idioma detendo, respectivamente, 48% e 47,4% das citações. A temporalidade dos documentos mostrou que a maioria (58%) recaiu sobre publicações editadas nos últimos 5 anos da realização do evento. Conclusões: Entre outras, concluiu-se que as comunicações basearam-se em literatura atualizada e de ampla divulgação; a literatura cinzenta, pelas suas características, ainda não apresenta um nível de competição com a literatura convencional (branca). Tema: Técnicas e Tecnologias na Biblioteca Universitária do Século XXI. (*) Comunicação do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Produção Científica, do Departamento de Biblioteconomia

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POBLACIÓN, Dinah Aguiar; NORONHA, Daisy Pires; SANTOS, Christiane Batista dos; MARTINS, Luiz Guilherme; QUEIROZ, Fernanda Mendes; CAMPOS, Fatima Andrade; KIYOTANI, Normanda Miranda. A formação de pesquisadores na área da Ciência da Informação: docentes/doutores de cursos de pós-graduação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 19º, Porto Alegre, RS, 24-30 set. 2000. Anais. Porto Alegre, RS, 2000, [CD-ROM] 20p.

 

Resumo: Destaca a valorização do ensino e da pesquisa em ciência da informação em universidades brasileiras com o aprimoramento dos cursos de pós-graduação na capacitação de recursos humanos. Traça uma análise do perfil dos docentes/doutores relativa à sua graduação e sua titulação acadêmica firmando o aspecto da multidisciplinaridade dos cursos de pós-graduação em ciência da informação.

 

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POBLACIÓN, Dinah Aguiar, NORONHA, Daisy Pires. Ciência da informação no Brasil: produção das literaturas branca e cinzenta pelos docentes/doutores dos cursos de pós-graduação. In: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 7. Porto, Portugal, 23-25 maio 2001. Actas. Porto: ABAD, 2001. [CD-ROM]

 

Resumo: Estudo cienciométrico da produção científica de docentes/doutores de Programas de pós-graduação do Brasil. Objetivo: identificar as tendências das literaturas "branca" e "cinzenta" produzidas segundo as linhas de pesquisa dos Programas. Método: dados coletados por meio de comunicação contínua e interativa com os docentes através da técnica da "Conferência de Delfos" para identificar o perfil dos docente/doutor e caracterizar a respectiva produção científica. Resultados: foram identificadas 22 linhas de pesquisa nos seis Programas estudados, às quais estavam vinculados 66 docentes/doutores dos Programas estudados. Dos 1.108 documentos produzidos no período de 1990 a 1999, 59,8% refere-se a publicações de literatura branca, onde os artigos de periódicos detêm o maior índice com 37,8% da produção total. Da literatura cinzenta produzida (40,2%) destacam-se as comunicações em eventos que detêm 29,8% do total da produção. Verificou-se o predomínio da autoria única (73,2%) confirmando as características dos trabalhos individuais da área de humanidades. A produção científica vinculada a linha de pesquisa influencia a formação de grupos de trabalhos e núcleos de pesquisa.

 

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POBLACIÓN, Dinah Aguiar, NORONHA, Daisy Pires; VERGUEIRO, Waldomiro C.S.; PRAZERES, Ana Paula P. dos; GONÇALVES FILHO, Antonio Marcos; QUEIROZ, Fernanda Mendes; OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso de. Planejamento e gestão de sistemas de informação das bibliotecas universitárias brasileiras: novas tendências ou mudanças no paradigmas. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias ,  12º, 2002, Recife, PE. Anais... Recife, PE: UFPe, 2002. [CD-ROM]

 

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BARBOSA, Jeanne Beserra; NORONHA,  Daisy Pires (orientadora); QUEIROZ, Fernanda Mendes; GONÇALVES FILHO, Antonio Marcos. A sociabilidade dos autores das comunicações em eventos de Ciência da Informação. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, ,10º, 2002, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, 2002. v.2, p.6.1 [CD-ROM]

 

Resumo: O fortalecimento das linhas de pesquisa vem sendo demonstrado por trabalhos de autoria coletiva. A identificação da procedêncaia institucional dos autores verifica o nível de intercomunicação entre os mesmos. A partir da análise das comunicações apresentadas nos 11 SNBUs (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias) de 1979-2000, foi estudada a sociabilidade existente entre os autores. Foi feita pesquisa documental das informações constantes na base BLC-E (Base de Literatura Cinzenta - Eventos) que permitiu identificar: tipos de autoria (individuais ou múltipla) das comunicações e procedência institucional dos autores. Verificou-se que os primeiros eventos realizados apresentam mais autorias individuais, sendo que a partir do 7o SNBU houve uma tendência maior para os de autoria múltipla. Para as comunicações de autoria múltipla (56%) prevalecem os trabalhos realizados por equipe intrainstitucional (82%). A sociabilidade dos autores ainda é incipiente com um ligeiro crescimento na elaboração de trabalhos por equipe integrando profissionais de instituições diferentes. O grande número de bibliotecas universitárias, o distanciamento entre as mesmas e as dificuldades de locomoção além da falta de financiamento aos projetos realizados podem ser causas que levam a não interação interinstitucional dos autores das comunicações.

 


 

SILVA, Elisângela Alves; PRAZERES, Ana Paula Pereira; OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso de. Gestão de bibliotecas universitárias: tendências das comunicações dos SNBUs. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP ,10º, 2002, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, 2002. v.2  p.6.4 [CD-ROM]

 

Resumo: Identificar as tendências ou pontos focais das comunicações dos 11 SNBUs (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias), realizados de 1979 a 2000, voltadas para o planejamento e gestão dos sistemas de informação. Método: Pesquisa documental, a partir das informações constantes na BLC-E (Base de Literatura Cinzenta Eventos), onde identificou-se o total de comunicações de cada evento e a temática centrada na análise do discurso dos autores que enfocaram Administração e/ou Gerenciamento de Biblioteca Universitária (BU). Resultados: A temática gerenciamento/administração de BU vem sendo abordada como tema central ou eixo temático em parte dos SNBUs, além de constituir-se em objeto de estudo das comunicações; do total de registros dos SNBUs, 286, 32 porcento, comunicações apresentam enfoques relacionados à administração/gerenciamento de BU, com destaque a serviços e automação de BU. Considerações Dentre os eventos brasileiros da área de Ciência da Informação, os SNBUs destacam-se por propiciar condições a debates e intercâmbios de novidades científicas, contribuindo para se detectar algumas tendências ou mudanças de focos na área. A temática gestão/administração de BU vem sendo de grande interesse por parte dos profissionais nas investigações realizadas.

 


 

POBLACIÓN, Dinah Aguiar, NORONHA, Daisy Pires. Rumos da comunidade brasileira de pesquisadores em Ciência da Informação: desafios do século XXI.In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 5º, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, MG: ECI/UFMG, 2003.[CD-ROM]

 

Resumo: Análise quantitativa das dissertações e teses defendidas nos períodos 1990-1999 e 2000-2002, segundo as linhas de pesquisa dos nove Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Os dados mostram que a comunidade de profissionais titulados no Brasil é composta por 1081 mestres e 95 doutores que obtiveram a titulação até dezembro de 2002. As linhas de pesquisa dos Programas foram agrupadas em oito categorias temáticas. As categorias “Informação e Sociedade” , “Administração de Sistemas de Informação” e “Comunicação Científica” congregaram maior número de dissertações e teses. Destaca-se a redução no número de linhas de pesquisas dos primeiros seis Programas credenciados. Ressalta a necessidade da integração com os dados de Grupos de Pesquisa e das Comunicações apresentadas pelos Grupos de Trabalho da ANCIB para melhor identificação dos rumos que a área da Ciência da Informação está tomando.

 

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ARAUJO, Eliany Alvarenga de; TENORIO, Jovana Karla Gomes; FARIAS, Simarle Nobrega de. A produção de conhecimento na Ciência da Informação: análise das dissertaçoes produzidas no curso de mestrado em Ciencia da Informaçao-CMCI/UFPb no periodo de 1997/2001. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 5º, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, MG: ECI/UFMG, 2003.[CD-ROM]

 

Resumo: Analise da produção cientifica do Curso de Mestrado em Ciência da Informaçao/CMCI-UFPB no período de 1999/2001,objetivando caracterizar a mesma em termos de temas pesquisados, estrutura cientifica dos textos, abordagem metodológica e produção de comunicações cientificas.

 

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PRAZERES, Ana Paula Pereira; OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso de, QUEIROZ, Fernanda Mendes.Produção científica: produção gerada pelos docentes/doutores dos Pragramas de Pós-graduação em Ciência da Informação - Orientação de teses e dissertações. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, ,11º, 2003, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, 2003. [CD-ROM]

 

Resumo: Objetivo: identificar as dissertações e teses orientadas pelos docentes/doutores dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, no período de 1990 a 2002, segundo as linhas de pesquisas, agrupando-as em grandes temáticas. Método: as dissertações/teses e respectivas linhas de pesquisa foram identificadas em base de dados mantidas pelo NPC e agrupadas nas grandes categorias temáticas: Informação e Sociedade; Comunicação Científica; Administração e Sistemas de Informação; Tratamento da Informação; Informação Especializada; Epistemologia; Planejamento e Programa de Leitura; Formação Profissional. Resultados: foram identificadas 585 dissertações e 70 teses defendidas no período de 1990 a 2002. Das temáticas das 24 linhas de pesquisa a categoria Informação e Sociedade congregou maior número, Administração e Sistemas de Informação e Tratamento da Informação foram os mais estudados; respectivamente para os mestrados e doutorados.

 


 

HYODO, Tatiana, OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso de, QUEIROZ, Fernanda Mendes, GONÇALVES FILHO, Antonio Marcos.Produção científica: compatibilidade da produção dos docentes/doutores com as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: um panorama evolutivo. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, ,11º, 2003, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, 2003. [CD-ROM]

 

Resumo: Objetivo: Identificar o panorama evolutivo dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, nos períodos de 1990-1999 e 2000-2002. Método: Foram identificadas nas bases de dados mantidas pelo NPC e nas informações enviadas pelos Programas: as linhas de pesquisa, os docentes/doutores e as dissertações e teses orientadas, agrupando-as nos períodos de 1990-1999 e 2000-2002. Resultados: Comparando os períodos de 1990-1999 e 2000-2002 verificou-se um aumento no número de Programas de Pós-graduação de 6 para 9 e de linhas de pesquisas de 22 para 24. No entanto, o número médio de linhas de pesquisa por programa passou de 3,7 para 2,7 evidenciando a tendência atual de agrupamento de docentes no desenvolvimento da investigação científica.

 


 

Fujino, Asa; Hyodo, Tatiana. (October de 2006). Produção e difusão do conhecimento científico: o potencial de contribuição da Biblioteca Universitária na formação de redes acadêmicas. Trabalho apresentado no XIV SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, , Salvador, Bahia, Brasil. Disponível em http://www.snbu2006.ufba.br/soac/viewabstract.php?id=207 Acesso em 21/12/2006.

 

Resumo: Trata-se de reflexão sobre o potencial de contribuição da Biblioteca Universitária (BU) na produção e difusão do conhecimento científico. Analisa seu papel no apoio às atividades de Pesquisa e Pós-Graduação, com foco nas teses e dissertações. Parte-se do pressuposto que o processo de argüição propicia geração de conhecimento científico, estimulado pela análise do produto em avaliação, mas que é externo ao conteúdo apresentado pelo pós-graduando. Assim, o registro dos membros de uma banca e de suas observações é importante tanto para análise da sociabilidade entre pesquisadores, quanto como insumo para novas pesquisas. Uma das principais características da literatura cinzenta é a forma de produção não-convencional, o que dificulta sua difusão, daí a importância de canais de registro que atuem efetivamente no sentido de conferir maior visibilidade a este tipo de produção. Como a BU deve estar em consonância com a Universidade e estimular a produção das pesquisas e sua difusão, cabe a ela contribuir para a manutenção do fluxo da comunicação científica. Conclui apontando situações potenciais de atuação das BUs no gerenciamento das informações oriundas de pesquisas no âmbito da pós-graduação.

 

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Noronha, Daisy Pires; Silva , José Fernando Modesto; Funaro, Vânia Martins B. de Oliveira; Igami, Mery Piedad Zamudio; Toledo, Sandra Regina Ponte da Costa Toledo. (October de 2006). A contribuição da pesquisa dos docentes dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação nos SNBUs (2000-2004). Trabalho apresentado no XIV SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, , Salvador, Bahia, Brasil. Disponível em http://www.snbu2006.ufba.br/soac/viewabstract.php?id=507. Acesso em 21/11/2006

 

Resumo: Pesquisa, trabalho científico e investigação científica são termos utilizados para definir “qualquer investigação metódica, desenvolvida para fornecer informações que possam solucionar um problema” (VICKERY, 1972). Menezes (1993) define pesquisa cientifica como o estudo sistemático e minucioso, com a finalidade de descobrir ou detectar fatos ou princípios relativos às diversas áreas do conhecimento humano, gerando assim, a produção científica de uma determinada área do conhecimento.

 

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POBLACIÓN, Dinah Aguiar; PRAZERES, Ana Paula Pereira dos; OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso de (October de 2006). Evolução dos Grupos de Pesquisa em Ciência da Informação cadastrados no Diretório do CNPq.. Trabalho apresentado no XIV SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, , Salvador, Bahia, Brasil. Disponível em http://www.snbu2006.ufba.br/soac/viewabstract.php?id=474. Acesso em 21/11/2006.

 

Resumo: O Diretório dos Grupos de Pesquisa criado pelo CNPq em 1992, vem ao longo dos anos aperfeiçoando instrumentos de acompanhamento e avaliação padronizados para dar maior visibilidade aos investimentos aplicados em atividades de fomento à pesquisa no Brasil. A área de conhecimento “Ciência da Informação” vem sendo representada neste Diretório desde 1993 e, considerando os investimentos destinados a formação de recursos humanos iniciados nas décadas de 70 e 80, respectivamente com o oferecimento de programas de mestrado e doutorado, torna-se necessário refletir sobre os esforços empreendidos que possibilitam a organização social da comunidade e o fortalecimento da pesquisa em Ciência da Informação. Este trabalho procura por meio de coleta de dados no Diretório de Pesquisa do CNPq, identificar o processo de crescimento dos grupos da área no período de 1993 até 2005, apontando a estrutura, a composição, a vinculação institucional, a distribuição geográfica e o agrupamento das temáticas abordadas segundo as linhas de pesquisa, delineando-se assim, o mapa da pesquisa e da produção brasileira do conhecimento em Ciência da Informação.

 

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