Como as aulas de teatro na escola podem contribuir para a compreensão acerca da relação que futuros professores estabelecem com a linguagem, particularmente a língua escrita? Como a relação que futuros professores estabelecem com a linguagem artística do teatro pode evidenciar sua relação com o conhecimento? Como a escola compreende e trabalha a linguagem, o conhecimento e a reflexão estética? A partir destas questões, o presente estudo procura analisar a relação que uma turma de um curso de formação de professores estabelece com a linguagem do teatro, a partir do contexto escolar.
Para tanto, foram acompanhadas durante seis meses do ano letivo de 1998, as aulas de teatro de uma turma de 3o ano (em nível de ensino médio) de um colégio particular de formação de professores, no Rio de Janeiro. As relações que a turma estabeleceu com a linguagem estética naquelas aulas foram estudadas e comparadas com algumas de suas relações com a linguagem escrita.
O estudo procura contribuir para a reflexão acerca da formação do professor - sua relação com a linguagem, com o conhecimento e consequentemente com sua prática profissional.
A realização deste estudo baseia-se em compreensões de linguagem, expressão estética e de narração fundamentadas no pensamento de Mikhail Bakhtin, Fayga Ostrower e Walter Benjamin. Entende-se que a opção por uma visão dinâmica e global acerca da linguagem e do conhecimento seja fundamental à construção de um ensino e de uma sociedade capazes de resgatar o humano no homem. Compreende-se também que ética, estética e conhecimento estão entrelaçados, dependendo da maneira como nos relacionamos com a nossa linguagem, nossa expressão, e com o "outro".
Esta dissertação trata da utilização da linguagem da performance no ensino da Arte para um grupo específico de alunos, trabalhadores da Companhia Siderúrgica de Tubarão (Serra-ES) e estudantes de uma unidade escolar localizada na própria empresa, a Unidade Educacional Sesi - CST ou 'Nossa Escola'. Essa unidade de ensino constituiu-se a partir de um projeto em parceria com o sistema Sesi de ensino, inciando suas atividades em 1994 e encerrando-se em 2004. O trabalho analisa as experiências performáticas vividas nas aulas de Arte, em dois projetos distintos: o 'Terra', elaborado em 2003, cujo objeto de estudos foram fotografias di artista Sebastião Salgado encontradas no livro homônimo, mesclando linguagens artísticas como artes visuais, teatro e performance; o 'Performances', realizado em 2004, a partir de releituras em performance e vídeo de variadas obras de artistas plásticos. No relato dessas duas experiências, o que se procura é refletir de que forma se desenvolveu o pensamento artístico e estético do grupo. As experiências são fundamentadas com base no estudo das teorias sobre jogos, teatro-educação e performance, de autores como Richard Schechner (1988, 1996, 2003), Viola Spolin (1987), Johan Huizinga (1996) e Erwing Goffman (2002). O estudo pretende contribuir para as discursões sobre o uso da linguagem performática nas aulas de Artes.