Este trabalho foi concebido com o propósito de investigar quais seriam os mecanismos de aprendizagem implícitos num processo de encenação teatral e de como estes mecanismos poderiam ser otimizados em grupos cujos objetivos estivessem relacionados a questões educacionais. A intenção desta pesquisa é desenvolver um estudo comparativo entre os processos ligados ao desenvolvimento da linguagem teatral e os de caráter aplicado, balizado pelas proposições de Jean-Jacques roubine acerca dos princípios da encenação como linguagem autônoma. O trabalho foi feito em duas fases distintas e complementares. A primeira fase da pesquisa foi o levantamento de material bibliográfico e relatos sobre processos de encenação, especialmente dos que têm relação enfática com a transformação do indivíduo, seja do artista, seja do fruidor. A partir deste estudo foi desenvolvida uma encenação modelo cujo mote foi a 'Congada' - manifestação cultural popular tradicional do Paraná. este processo foi utilizado como objeto de aálise de modo a favorecer a aferição dos resultados práticos no sentido de se verificar a eficácia ou não de uma encenação aplicada. A importância deste trabalho está em possibilitar a eventuais interlocutores a oportunidade de formalizar, a partir dos indícios desta pesquisa, em método de encenação destinado exclusivamente a grupos da comunidade, cujo interesse seja o da criação artística voltada para questões educacionais. As questões levantadas neste trabalho, portanto, são as seguintes: O processo de encenação teatral pode ser educativo, além de produzir um espetáculo? De que maneira esta agregação pode ser feita, de modo a não reproduzir as expectativas da linguagem teatral? Hipoteticamente, todos os processos de encenação tratam indiretamente de questões educacionais. o sentido desta pesquisa é fazer um levantamento dos pontos de convergência entre estes processos. A decorrência destes indicativos apontariam caminhos para a formalização de um método de encenação destinados ao grupo com interesses especificamente de caráter educacional.