Este trabalho foi concebido com o propósito de investigar quais seriam os mecanismos de aprendizagem implícitos num processo de encenação teatral e de como estes mecanismos poderiam ser otimizados em grupos cujos objetivos estivessem relacionados a questões educacionais. A intenção desta pesquisa é desenvolver um estudo comparativo entre os processos ligados ao desenvolvimento da linguagem teatral e os de caráter aplicado, balizado pelas proposições de Jean-Jacques roubine acerca dos princípios da encenação como linguagem autônoma. O trabalho foi feito em duas fases distintas e complementares. A primeira fase da pesquisa foi o levantamento de material bibliográfico e relatos sobre processos de encenação, especialmente dos que têm relação enfática com a transformação do indivíduo, seja do artista, seja do fruidor. A partir deste estudo foi desenvolvida uma encenação modelo cujo mote foi a 'Congada' - manifestação cultural popular tradicional do Paraná. este processo foi utilizado como objeto de aálise de modo a favorecer a aferição dos resultados práticos no sentido de se verificar a eficácia ou não de uma encenação aplicada. A importância deste trabalho está em possibilitar a eventuais interlocutores a oportunidade de formalizar, a partir dos indícios desta pesquisa, em método de encenação destinado exclusivamente a grupos da comunidade, cujo interesse seja o da criação artística voltada para questões educacionais. As questões levantadas neste trabalho, portanto, são as seguintes: O processo de encenação teatral pode ser educativo, além de produzir um espetáculo? De que maneira esta agregação pode ser feita, de modo a não reproduzir as expectativas da linguagem teatral? Hipoteticamente, todos os processos de encenação tratam indiretamente de questões educacionais. o sentido desta pesquisa é fazer um levantamento dos pontos de convergência entre estes processos. A decorrência destes indicativos apontariam caminhos para a formalização de um método de encenação destinados ao grupo com interesses especificamente de caráter educacional.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.