Estudo sobre o caráter pedagógico do processo colaborativo no que se refere à formação de dramaturgos. O processo colaborativo é um modo de criação teatral surgido a partir da década de noventa do século vinte, que está relacionado às condutas contemporâneas de produção e compartilhamento de conhecimento. Neste trabalho, são utilizadas três matrizes operacionais, que são as estruturas comuns aos variados processos colaborativos praticados pelos grupos de teatro. Elas possibilitam aos dramaturgos a formulação de diversos procedimentos de criação. As três matrizes são: o tema, a hierarquia flutuante e o retorno crítico. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa estão baseadas na compreensão da dramaturgia colaborativa realizada nos grupos de teatro observados e na análise de sua influência na concepção do projeto pedagógico do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro
Esta pesquisa teve como finalidade identificar de que maneira algumas especificidades histórico-sociais brasileiras se projetaram na dramaturgia cômica de Martins Pena e Arthur Azevedo. Tendo como ponto de partida estudos reconhecidamente importantes sobre o país, foram analisadas as comédias desses dois autores, buscando destacar os pontos em que as peculiaridades locais estivessem refletidas na estrutura da forma dramática, como assimilação e/ou alteração dos modelos de dramaturgia adotados por eles. Muitas características das obras de Pena e Azevedo mostraram ter correspondência com fundamentos sociais brasileiros apontados por Sérgio Buarque de Holanda e Maria Sylvia de Carvalho Franco, entre outros estudiosos de sociologia, história e estética do Brasil
Luís Alberto de Abreu, dramaturgo brasileiro, propôs na Escola Livre de Teatro de Santo André um núcleo de pesquisa intitulado Narradores de Passagem. Esse Núcleo visa a formação de narradores na atualidade, embasando-se no narrador tradicional proposto por Walter Benjamin, mas realizando as adaptações necessárias para os dias de hoje. A formação deste narrador de passagem segue etapas específicas: discussões, estudos e análises sobre o narrador e as estruturas narrativas, aulas corporais, vocais e de memorização, apresentações em sala de aula e apresentações em campo. O objetivo dos narradores de passagem é gerar, por meio de apresentações artísticas de suas narrativas, reflexões acerca do tema passagem nos espectadores. O trabalho baseia-se na comparação das aulas assistidas no Núcleo, como aluna, no ano de 2006, com alguns trabalhos, pesquisas e autores que analisam o tema "narrador" e a performance artística da apresentação de um texto narrativo. A proposta deste trabalho é lançar um olhar sobre este novo modelo de narrador, analisar sua formação, bem como os resultados de sua atuação em campo.