A dissertação trata da direção de atores naquilo que diz respeito a voz-em-cena considerada em suas dimensões semênticas (linguísticas) e sonoras (paralinguísticas). O pensamento que orientou o estudo teve por referência certo tipo de encenação que identifica o ator como centro polarizador do acontecimento teatral. Assumindo um perfil teórico-prático, a pesquisa que lhe serve de base realizou-se em dois laboratórios experimentais, onde a partir do excertos do Romance Malone Morre, de Samuel Beckett, foram levantados e examinados procedimentos de teatralização com ênfase na voz humana e nas possibilidade da voz em off, dispositivo utilizado no sentido de redimensionar o campo da vocalidade. A procura da investigação o campo da vocalidade. A procura da investigação perseguiu o trajeto da palavra do livro ao palco. Os laboratórios resultaram em exercício teatral formatado de modo a ser apresentado publicamente
Esta dissertação opera numa interseção entre as áreas da fonoaudiologia e do teatro. Ela enfoca a problemática da interpretação vocal de emoções extremas: da dor psíquica, da angústia, do desespero. Para fundamentar o estudo, foi realizada uma pesquisa experimental com atrizes profissionais, cuja capacidade vocal foi analisada e trabalhada de forma a aparelhá-la a um desempenho convincente e expressivo da personagem Medéia, de Eurípedes, em cenas de grande intensidade emocional, altamente exigentes do ponto de vista da voz, sem que isso acarrete prejuízo ao aparelho fonador. Os processos e resultados desta experiência de treinamento vocal/interpretativo constituem o cerne deste trabalho que, nesta medida, aponta para a importância da preparação vocal no processo de criação atoral.