Este projeto de pesquisa tem como objetivo a análise da dramaturgia do teatro de animação, fundado na hipótese de que a mesma apresenta uma especificidade. O seu determinante é a interposição do objeto entre ator e público, contudo, esta é uma condição necessária, mas não suficiente. Não é somente a mediação do objeto que a determina, mas também o jogo cênico estabelecido no tripé: ator-manipulador, objeto e público. A vida (re)velada pelo objeto constitui o mistério da poética do ser, cujo (des)velador é o ator-manipulador, aquele que manifesta o oculto, que dá a conhecer o mistério; o público é aquele que reconhece a manifestação, tornando-a crível, uma vez que, no jogo teatral, observadas as regras, tudo é possível. A pesquisa privilegia a dramaturgia contemporânea brasileira já encenada e destinada preferencialmente ao público adulto. Para tanto, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela-RS foi eleito como fonte primordial da pesquisa, por ser o mais representativo do país e por contemplar diversas experiências textuais. Os grupos mais atuantes do teatro de bonecos do Brasil tiveram a oportunidade de se apresentar nesse festival que se revelou um painel da dramaturgia do Teatro de Animação contemporâneo brasileiro. Foram selecionados onze textos, de grupos oriundos de diversos estados do país. Da análise dessa amostragem, conclui-se que a dramaturgia do teatro de animação, embora tenha parentesco com a do teatro de ator, possui algumas leis que lhe são próprias, e que devem ser observadas quando se trabalha com essa linguagem específica
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