A pesquisa analisou o tema da formação inicial de professores para o ensino de teatro na educação básica, das suas dimensões particulares às articulações mais amplas com a questão da licenciatura. Para tanto, investigou fontes diversificadas - oprocesso histórico de constituição dos cursos; a situação das 18 IES que os oferecem atualmente; as contribuições disponíveis na literatura; as propostas apresentadas por especialistas, associações profissionais e órgãos do poder público -,objetivando mapear as tendências de uma reestruturação que já está em andamento, quer na perspectiva das IES como no âmbito da legislação. Para analisar a realidade da escolarização brasileira e a formação de professores que lhe é consequente -em termos de ensino de teatro -, a pesquisa orientou-se pela noção de história enquanto possibilidade de transformação qualitativa da cultura e da educação, com ênfase na abordagem curricular advinda da teoria crítica pós-moderna. O estudoteórico articulou-se aos fatos do mundo prático, visando à proposição de sínteses significativas para compreensão do problema e encaminhamento das soluções.