A educação tradicional apresenta números negativos e o afastamento entre alunos e professor é um dos fatores que contribuem para o fracasso escolar, gerando atraso, gastos financeiros e problemas sociais. Assim, analisar a relação professor-aluno é uma das formas de otimizar os resultados obtidos pela relação ensino-aprendizagem. O modelo tradicional de ensino favorece a bipolaridade professor-estudante, com tendência à criação de barreiras. Isso posto, a teoria do Teatro, bem como o uso das metodologias ativas, os jogos teatrais e as dinâmicas de grupo e seu período de aproximação dos pólos se mostram interessantes para a Educação. A figura do professor-ator surge para transformar o comportamento da platéia, que sai da passividade para a atividade. Para alcançar tal resultado, são utilizadas metodologias construtivas, ativas e inclusivas. Este trabalho analisa a sala de aula como palco e assim estuda, também, as várias formas de metodologias ativas, principalmente as dinâmicas de grupo, procurando apontar, durante todo o tempo, uma correlação entre Teatro e Educação. O enfoque do estudo se localiza na redução do hiato comunicativo entre professor tradicional e aluno com perfil pós-moderno. Dessa forma, sua proposta é avaliar a utilização das metodologias ativas (leia-se dinâmicas de grupo) nos resultados acadêmicos em um universo composto por duas escolas de nível médio, utilizando, para isso, pesquisas de campo e revisão bibliográfica.