IX
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
IMAGENS DA CULTURA
CULTURA DAS IMAGENS

logo_icci

Data de realização: 28, 29 e 30 de agosto de 2013.
Local de Realização: Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio 3, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Coordenação Geral/organização da Rede ICCI
Prof. Dr. José da Silva Ribeiro (Universidade Aberta Portugal).
Prof. Dr. Pedro António Hellín Ortuño (Universidad de Múrcia - Espanha).
Prof. Dr. Sérgio Bairon Blanco Sant 'Anna (PPGCOM/USP).

Coordenação e Organização Local ECA/USP e Diversitas/USP.
Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho (PPGCOM/USP) e Prof. Dr. Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna (PPGCMO/USP).
(Coordenadores)
Profa. Dra. Arlete dos Santos Petry - pós-doutoranda PPGCOM/USP (vice-coordenadora).
Prof. Dra. Clotilde Perez (PPGCOM/USP).
Prof. Dra. Zilda Iokoi (FFLCH-Diversitas/USP).
Prof. Dr. Adilson Odair Ciltelli (PPGCOM/USP).

Secretaria Executiva
1º Secretário Discente de Pós-Graduação - Doutoranda Carla Daniela Rabelo Rodrigues
2° Secretário Discente de Pós-Graduação – Doutoranda Deisy Fernanda Feitosa
3° Secretário Discente de Pós-Graduação – Doutorando Caio Lazzaneo
4º Secretária Acadêmica CRP Idalina Recio
5º Secretário Discente de Pós-Graduação – Doutorando Maria Cristina Dias Alves
6º Secretário Discente de Pós-Graudação – Doutorando Nicolás Llano Liñares
7° Secretário Discente de Pós-Graduação – Doutorando Alhen Rubens
8° Secretário Discente de Graduação IC e estagiário do GESC3 - André Peruzzo

Corpo de Funcionários CRP/ECA/USP
Mari Castro - Secretária do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Vilma Ohata - Assistente administrativa do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Karina Andrade - Assistente Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Valdeci Soares - Assistente técnico financeiro do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Renata Wonbleski - Assistente técnica para audiovisual do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Edinaldo Arruda - Assistente técnico junto ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Marçal Sales de Oliveira- Assistente administrativo do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP
Fabio de Aquino - Assistente administrativo do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA – USP

Corpo de Funcionários FFLCH/Diversitas/USP
Teresa Cristina Teles

Divulgação
Coordenação: Prof. Dra. Arlete dos Santos Petry e Profa. Dra. Ariane Daniela Cole
Carla Daniela Rabelo Rodrigues (PPGCOM/USP)
Renata Wonbleski (CRP/USP)
Teresa CristinaTeles (Diversitas/USP)

Conselho Técnico-Científico para avaliação dos trabalhos dos GTs
Coordenação: Profa. Dra. Arlete dos Santos Petry (Pós-doutoranda PPGCOM/USP)
Profa. Dra. Clotilde Perez (ECA/USP – PUC-SP)
Prof. Dr. Eneus Trindade (ECA/USP)
Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista (ECA/USP)
Prof. Dr. Paulo de Oliveira Nassar (ECA/USP)
Prof. Dr. Sérgio Bairon (ECA-USP)
Prof. Dr. Victor Aquino Gomes Corrêa (ECA/USP)
Profa. Dra. Zilda Iokoi (FFLCH/USP)
Prof. Dr. Paulo Lencaster (Universidade Católica do Porto - Portugal)
Prof. Dr. José da Silva Ribeiro (Universidade Aberta)
Prof. Dr. Casimiro Pinto (Universidade Aberta)
Prof. Dr. Pedro Antonio Hellin Ortuño (Universidad de Murcia -Espanha)
Prof. Dr. Fernando Contreras (Universidade de Sevilha)
Profa. Dra. Ariane Daniela Cole (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Profa. Dra. Gláucia Davino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Profa. Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Prof. Dr. Luís Carlos Petry (TIDD/PUC-SP)
Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (TIDD/PUC-SP - UNICAMP)
Profa. Dra. Lucia Isaltina Clemente Leão (COS/PUC-SP)

Divulgação
Coordenação: Prof. Dra. Arlete dos Santos Petry e Profa. Dra. Ariane Daniela Cole
Carla Daniela Rabelo Rodrigues (PPGCOM/USP)
Renata Wonbleski (CRP/USP)
Teresa CristinaTeles (Diversitas/USP)

O evento IX ICCI – Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, acolhido desde seu início, por Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da linha de Pesquisa Teoria e Pesquisa em Comunicação, e desde 2007  pela linha de pesquisa Consumo e usos midiáticos nas práticas sociais, ambas compondo o Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo (CRP), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), configura-se como atividade de cooperação entre pesquisadores de diferentes áreas, em sua convergência com a Comunicação. O evento que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de Agosto de 2013 e aglutinará pesquisadores nacionais e estrangeiros, insere-se na continuidade de pesquisas que vem se desenvolvendo, já há alguns anos, entre os participantes da Rede_ICCI. Trata-se de um evento de abrangência restrita, pois o que visa é o compartilhamento de pesquisas, e entre pesquisadores, objetivando o aprofundamento e a colaboração entre os pares, não somente no evento, mas também em trabalhos que se seguirão.

Retratamos a história do evento, que desde seu início, como projeto de trabalho, aglutinou três universidades e três países fundadores. Referimo-nos à Universidade Aberta do Porto (Portugal) através do CEMRI - , à Universidade de Múrcia, com a participação do Prof. Dr. Pedro Hellín, e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com o NuPH - Núcleo de Pesquisa em Hipermídia. O objetivo para todos os participantes foi a Internacionalização da investigação e a ligação entre pesquisadores das diversas Universidades envolvidas no projeto. Com a vinda de um dos integrantes (prof Dr. Sérgio Bairon) para a Universidade de São Paulo, a rede amplia-se e inclui mais uma Universidade.

O I Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2005, nas dependências da Universidade Aberta do Porto (Portugal), e contou com o apoio da FCT - Fundação da Ciência e da Tecnologia, resultando na publicação de um livro impresso.

Já o II Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens ocorreu na cidade de Múrcia (Espanha) no ano seguinte (2006). Um livro foi publicado no ano seguinte, como consequência do seminário. Hellín Ortuño, Pedro A. et al. (coord). Imágenes de la Cultura/Cultura de las Imágenes - Interculturalidad, Interdisciplinariedad, Transnacionalismo, Murcia: Edit.um, 2007, 426 p.
ISBN 978-84-8371-662-5, e pode ser encontrado em https://publicaciones.um.es/publica/servlet/um.publicaciones.ControlPublicaciones?opcion=publicacion&referencia=L6661869&origen=PUB_SIU&desde=B%26uacute%3Bsqueda%20en%20el%20cat%26aacute%3Blogo&opcion_menu=3. Essa edição teve financiamento da Fundación Séneca para la Ciencia y la Tecnología (del gobierno regional de Murcia) e da Universidad de Murcia.

Na terceira edição do evento realizado na cidade de São Paulo em 22 a 26/08/2007, a Universidade Presbiteriana Mackenzie sedia o III Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, também passando a compor a rede de universidades participantes. O evento traz como resultado o livro Antropologia Visual e Hipermedia, organizado por Ribeiro, José da Silva, Bairon, Sérgio, e editado na cidade do Porto: Edições Afrontamento, 2007, 286 p. ISBN 978-972-36-0869-4.

O IV Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens volta a ocorrer em Porto (Portugal) nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2008, tendo resultado um livro em CD-Rom (ISBN 978-972-674-666-9 DL 301643/09).

O V Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens ocorre na Universidad de Sevilla (Espanha) abrigado pela Facultad de Comunicación nos dias 26, 27 e 28 de março de 2009. Este Seminário foi um marco significativo na história dos seminários, pois formaliza-se as parcerias entre seus participantes mais assíduos com o estabelecimentos da Rede_ICCI.

Novamente o VI Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens retorna à cidade de origem (Porto-Portugal), mas abrigado pela Universidade Portucalense nos dias 1, 2 e 3 de julho de 2010. Nova publicação em livro digital (ISBN 978-972-674-699-7 DL 316625/10) é lançada como resultado do evento. Foi catalogado como: Ribeiro, José da Silva; Gonçalves, Ortelinda; Pinto, Casimiro, coord. de - Imagens da cultura : textos selecionados do VI Seminário Imagens da Cultura/Cultura das Imagens. Lisboa : Universidade Aberta. CEMRI, 2010. 519 p. ISBN 978-972-674-699-7 e pode ser encontrado em : http://hdl.handle.net/10400.2/2201.

Em 2011 o VII Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens ocorre no espaço da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contando com a presença de pesquisadores de vários estados brasileiros e de pesquisadores estrangeiros, mesmo sem ter contado com nenhum financiamento para sua execução. Para além do Seminário, mas como resultado deste, duas publicações foram organizadas e disponibilizadas. Foram catalogadas e estão disponíveis em:

Cole, Ariane Daniela; Ribeiro, José da Silva, org. de - Antropologia, Arte e Sociedade - 7.º Seminário Imagens da Cultura/Cultura das Imagens, Vol. 01 São Paulo: Altamira Editorial,2012, 526 p. ISBN 978-85-99518-15-1 http://www.itacaproject.com/ICCI_Volume1.pdf

Cole, Ariane Daniela; Ribeiro, José da Silva, org. de - Espaço, Mediação e Comunicação – 7º Seminário Imagens da Cultura / Cultura das Imagens.  São Paulo: Altamira Editora, 2012, 554p. ISBN 978-85-99518-14-4 http://www.itacaproject.com/ICCI_Volume2.pdf

No ano seguinte, 2012, mesmo com as dificuldades para o encontro presencial, o VIII Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens não deixou de ser organizado. Ele aconteceu em quatro sessões de trabalho - dias 23, 28 e 30 de novembro, e 5 de dezembro de 2012 - com o suporte na Web por videoconferência, e dele participaram 40 pessoas. Embora uma experiência importante, dada grande parte das temáticas propostas na história dos Seminários e da Rede_ICCI, o encontro presencial entre investigadores não pode ser dispensado.

Além disso, o Seminário apresentou uma duplicação de participantes na 5, 6 e 7 edições em relação às anteriores, passando de 40 (1 e 2 edição), de cerca de 70 (3 e 4 edição), para 140 (5 edição) e 150 (6 e 7 edição).

Sendo assim, neste ano de 2013, a Universidade de São Paulo assume a liderança na organização do evento e sedia o IX Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens.

A convocatória do IX ICCI busca resgatar seus principais objetivos, aqueles que motivaram a criação da rede de colaboração e cooperação entre duas áreas de conhecimento: a Antropologia Visual e a Comunicação e Cultura. A pergunta básica, que visa afirmar e aprofundar os laços de trabalho entre seus participantes, direciona-se para responder:
O que a Antropologia Visual tem a dizer à Comunicação?
O que a Comunicação tem a dizer à Antropologia Visual?

Nesse campo de trocas, a partir de uma pergunta básica e direta, queremos caminhar no sentido de uma compreensão do conhecimento como policêntrico, bem como do estabelecimento de um corpus teórico que proporcione uma metodologia comum para o desenvolvimento de investigações dentro do grupo, passo necessário para o fortalecimento de investigações interuniversitárias entre os países já participantes (Portugal, Espanha, Brasil e França), colocando-se aberto para a extensão a demais países íbero-americanos.

Entre os principais objetivos alcançados com a realização das oito edições do evento registramos:

O fato de que o encontro contribuiu para a consolidação da Rede_ICCI, especialmente entre a Universidade de São Paulo, Universidade Aberta, Université de Savoie e Universidade de Múrcia.

Discutiu a formação interdisciplinar de pesquisadores e os campos de atuação desses profissionais no cenário acadêmico Brasileiro;

Valorizou institucionalmente as ações de pesquisas compartilhadas convergindo para as áreas de origem dos investigadores implicados, bem como para à área da Comunicação enquanto área de convergência dos saberes e práticas de áreas básicas;

Promoveu a discussão científica em torno da Comunicação como área aglutinadora de conhecimentos de outras tantas áreas como: Antropologia, Educação, Artes, Filosofia, Arquitetura, entre outras;

A concepção de um formato de evento que possibilitasse o encontro e o diálogo entre os pesquisadores da Rede, favorecendo o espaço de produção cientifica de pós-graduandos e professores afeitos às temáticas;

O evento conquistou regularidade e periodicidade definida em suas realizações, mostrando tanto fôlego quanto a implicação dos envolvidos nas parcerias constituídas. Para além dos Seminários, outros tantos projetos entre investigadores da Rede_ICCI se concretizaram ao longo desses anos, como estágios de pós-doutoramentos, recebimento de professores visitantes por diferentes períodos, publicações e projetos conjuntos.

Na busca de atender aos anseios dos pesquisadores da Rede, o Evento IX ICCI se organiza em Conferências e Mesas Temáticas com pesquisadores de notoriedade da área e de várias Universidades nacionais e internacionais, bem como em sessões simultâneas de Comunicação dos GTs.

Haverá 10 conferências com convidados nacionais e internacionais, quatro mesas temáticas e a previsão de 100 trabalhos distribuídos em seis diferentes GTs. Essa delimitação visa conquistar uma estabilização das dimensões do evento e  garantir a qualidade na seleção dos trabalhos que prevê um público de 160 pessoas.

Atualmente, fazem parte da Rede_ICCI os seguintes grupos de investigação: CEMRI – Laboratório de Antropologia Visual, Universidade Aberta; Grupo de Investigação em Comunicação Corporativa e Sociedade da Informação – Área de Estudos Culturais, Universidade de Múrcia; CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada da Universidade de São Paulo; Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação Cultura e Consumo – GESC3; NuPHG - Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Grupo de Investigación en Tecnología, Arte y Comunicación, Universidad de Sevilha; Design e Arte, Universidade Mackenzie, São Paulo; Pôle lmage & Information – IREGE, Universidade de Savoie; Grupo Internacional de Análisis Cinematográfico y Televisivo, Universidade Complutense de Madrid; GEOBINDEL - Grupo de Investigación de Desarrollo Local y Geografia Económica, Universidad de Alicante; VISURB - Grupo de Pesquisas Visuais e Urbana, Universidade Federal de São Paulo; CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Universidade do Porto; Grupo de Investigação em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, Departamento de Ciências da Educação e do Património, Universidade Portucalense; Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual. Nos grupos brasileiros três novos inserem-se mais recentemente: AVAL – Antropologia Visual em Alagoas, do Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas; ComC - comunicação e cotidiano da Universidade do Espírito Santo e AIS – Grupo de Pesquisa de Análise da Imagem e do Som, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Assim, considerando a credibilidade já conquistada pelo Seminário, a Escola de Comunicações e Artes com a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, consideram a pertinência de assumirem a organização do evento neste ano, valorizando os pesquisadores que se empenharam no diálogo interdisciplinar da área de comunicação e percebem as potencialidades do compartilhamento de estudos e modos de operar com ele, para a compreensão dos sentidos da vida contemporânea.

Portanto, a realização deste evento busca dar continuidade a um processo já iniciado  que aos poucos foi gerando frutos na pesquisa sobre a comunicação e foi se consolidando como um espaço de circulação de ideias inovadoras dos pesquisadores, com a finalidade de delinear os contornos e avanços dados no campo a partir de seus fenômenos.

O evento de 2013 foi articulado em conferências e Grupos de trabalho que rementem aos cinco grandes eixo do evento:

GT1: Cultura Digital, Comunidades Virtuais e Jogos Digitais
Este grupo visa discutir as implicações da digitalização de diversas manifestações culturais, especialmente o que ocorre a partir das comunidades em rede pela via dos computadores, bem como as produções no formato jogos digitais e seus efeitos na cultura contemporânea.

GT2: Teoria, Metodologia e Tecnologias na investigação
Este grupo visa discutir teorias, metodologias e técnicas na investigação da cultura como forma de comunicação, entendendo que esta reflexão faz-se necessária ao aprofundamento do fazer científico.

GT3: Publicidade, Imagem corporativa e Cultura de Consumo
Este Grupo de Trabalho busca pensar as dimensões das imagens corporativa, de marcas de produtos e serviços, a partir da presença mediatizada destas no âmbito do consumo com suas implicações na constituição dos sentidos das culturas.

GT4: Cultura Visual e Sonora
O GT aborda a articulação com uma Antropologia da Imagem, campo interdisciplinar atento à forma como as manifestações visuais e audiovisuais expressam significados culturais. Visa discutir a imagem pela via de um  debate aprofundado sobre estratégias de questionamento teórico e desenvolvimento de metodologias de pesquisa que envolvam tanto a produção de dados em campo, como o posterior tratamento destes na elaboração de narrativas sobre a vida social e a cultura. Também busca refletir sobre o lugar do sonoro (música, paisagens e ambiências sonoras de diferentes territórios).

GT5: Cinema e Sociedade
Este GT entende o cinema como a matriz da linguagem do movimento, que hoje podemos considerar expandida nas diversas mídias audiovisuais, como meio de comunicação de massas e como arte. Com o poder de emocionar, ensinar, entreter e promover a reflexão do público, tem a capacidade de desenvolver-se em duas direções indissociáveis: a produção e a recriação. Ficcional, documentário, institucional, seriado, etc., este GT está aberto às pesquisas, estudos e realizações fílmicas que possam revelar a sociedade no cinema e o cinema na sociedade.

GT6: Produção Partilhada do Conhecimento
O grupo propõe explorar a temática da relação entre, de um lado, novas  formas dialógicas de produção de conhecimento no âmbito acadêmico e, do outro lado, uma maior aproximação com  comunidades e saberes orais tradicionais.

Os organizadores.