...................................................................... pjbr@eca.usp.br













...
...

Editorial


Por Marcelo Januário
Editor-Associado

Sob o tema Jornalismo e Sociedade, neste conjunto de contribuições reflexivas da Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro prevalecem análises sobre as interações sociais da prática jornalística, com destaque para a oralidade, a memória, o diálogo, o discurso, as representações e a tecnologia.

O cerne desta quarta edição, entretanto, está na produção da delegação brasileira presente ao VII Congresso Latino-Americano de Ciências da Comunicação, promovido pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e realizado na Faculdad de Periodismo y Comunicación da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, entre os dias 11 a 16 de outubro deste ano.

Trata-se de um corpus reflexivo atual e pertinente, que registra a participação brasileira neste congresso internacional e possibilita o acesso a uma produção vigorosa e heterogênea (temática e territorialmente). Tais textos, que podem embasar pesquisas em diversas linhas do conhecimento comunicacional em todo o país, estão identificados na Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro ao final das respectivas páginas.

Outro destaque da edição é o Dossiê Chaparro, intitulado "INTERCOM homenageia Manuel Carlos Chaparro" e constituído por textos produzidos pelos participantes do colóquio "Sotaques do Jornalismo", justa homenagem ao jornalista luso-brasileiro realizada no ultimo mês de agosto em Porto Alegre, durante o XXVIII Congresso Intercom.

O material, coordenado pela professora Marli dos Santos (UMESP), também inclui uma preciosa galeria de imagens, colhidas diretamento do acervo do autor homenageado, em que é retratada sua profícua e respeitável carreira de repórter, militante político, empresário e professor, tanto em Portugal, como no nordeste brasileiro e em São Paulo.

Já a Série "Correspondentes de Guerra" contêm 4 minuciosas entrevistas e 2 textos analíticos que, em época de cobertura embedded, lançam luz sobre este sensível tema do jornalismo contemporâneo. Assinada pela jornalista e professora Ruth Vianna, a série integra sua pesquisa de Pós-Doutorado na ECA/USP sobre a Categoria Profissional do Jornalista Correspondente de Guerra e seu papel nos telejornais brasileiros, portugueses e espanhóis na construção do drama humano, através do uso de palavras, imagens e sons.

Na seção Documentos, reproduzimos o material jornalístico compilado pelo professor Kardec Vallada sobre os primeiros tempos da Escola de Comunicações Culturais (depois ECA), fontes de grande importância não só para a história da instituição como para o ensino de jornalismo no Brasil. O material originalmente integra o acervo iconográfico do projeto "ArteJornalismo - Caminhos Cruzados", realizado pelo Grupo de Estudos do Pensamento Jornalístico Brasileiro (PJ:Br) no Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP). Em futura edição, a Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro disponibilizará estes documentos na íntegra.

Ainda nesta edição, que tal qual as anteriores reúne um amplo leque temático de contribuições ao campo da comunicação, há um depoimento inédito de Thomaz Farkas, mestre pioneiro do ensino de jornalismo na ECA, registrado no ano do octagésimo aniversário deste brasileiro de múltiplos talentos e qualidades, cujo trabalho em foto e cinejornalismo (ao mesmo tempo revolucionário e didático) temos o dever de continuamente apresentar às novas gerações.

Um documento a registrar o pensamento de um autor inovador e à frente de seu tempo, que elevou o jornalismo à condição de arte e nos ensina, com sua simplicidade peculiar e cativante, que um país sem memória é como um homem sem sua alma.

Boa leitura.

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques