Habilitações

Bacharelado em Artes Plásticas com Habilitação em Escultura

Ao optar pela Habilitação em Escultura, o aluno terá além da formação básica em todas as demais áreas (gravura, multimídia, pintura, licenciatura, história e teoria da arte), um aprofundamento constante da área escolhida. Estudos como a relação do objeto artístico e o espaço, e sobre a utilização de materiais como cerâmica, madeira, metal e tantos outros, fazem parte do processo de formação do bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Escultura. Ao final do curso o aluno deverá submeter-se à uma banca avaliadora, demonstrando sua aptidão e evolução nos estudos em Escultura em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

ver disciplinas da habilitação em escultura

 

Bacharelado em Artes Plásticas com Habilitação em Gravura

Ao optar pela Habilitação em Gravura, o aluno terá além da formação básica em todas as demais áreas (escultura, multimídia, pintura, licenciatura, história e teoria da arte), um aprofundamento constante da área escolhida. Estudos, como xilogravura, gravura em metal, serigrafia e litografia fazem parte do currículo específico do aluno de Gravura. Ao final do curso o aluno deverá submeter-se à uma banca avaliadora, demonstrando sua aptidão e evolução nos estudos em Gravura em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

ver disciplinas da habilitação em gravura

 

Bacharelado em Artes Plásticas com Habilitação em Pintura

Ao optar pela Habilitação em Pintura, o aluno terá além da formação básica em todas as demais áreas (escultura, gravura, multimídia, licenciatura, história e teoria da arte), um aprofundamento constante da área escolhida. Fezem parte dos estudos do futuro Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Pintura a investigação de diversas técnicas e teorias da pintura, assim como a reflexão de sua evolução durante toda a história da arte. Ao final do curso o aluno deverá submeter-se à uma banca avaliadora, demonstrando sua aptidão e evolução nos estudos em Pintura em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

ver disciplinas da habilitação em pintura

 

Bacharelado em Artes Plásticas com Habilitação em Multimídia e Intermídia

Ao optar pela Habilitação em Multimídia e Intermídia, o aluno terá além da formação básica em todas as demais áreas (escultura, gravura, pintura, licenciatura, história e teoria da arte), um aprofundamento constante da área escolhida. Integram os estudos do futuro Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Multimídia e Intermídia discussões sobre Arte, tecnologia e novas mídias, assim como conhecimento de técnicas de fotografia, vídeo, animação, artes gráficas e mídias interativas. Ao final do curso o aluno deverá submeter-se à uma banca avaliadora, demonstrando sua aptidão e evolução nos estudos em Multimídia e Intermídia em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

ver disciplinas da habilitação em multimídia e intermídia

 

Licenciatura em Educação Artística

Ao optar pela Licenciatura em Educação Artística, o aluno terá além da formação básica em todas as demais áreas (escultura, gravura, pintura, multimídia, história e teoria da arte), um aprofundamento constante da área escolhida. Todos o aspectos que envolvem a formação de um arte-educador são objetivados, tanto as discussões em classe quanto os estágios supervisionados, que são obrigatórios no decorrer da graduação. Ao final do curso o aluno deverá submeter-se à uma banca avaliadora, demonstrando sua aptidão e evolução nos estudos em Licenciatura em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

"A Licenciatura no Departamento de Artes Plásticas

O princípio fundamental que orienta a formação de futuros educadores no campo da Arte focaliza a experiência teórica e prática nesse campo, como base essencial para o exercício profissional.
A Arte é, portando, o objeto de conhecimento central para os alunos da licenciatura no CAP, entendido esse objeto como fenômeno cultural em suas relações com a aprendizagem humana. Abrange as múltiplas inter relações entre o domínio teórico, crítico e a prática artística, aos quais se acrescentam o domínio pedagógico, profissional e organizacional relativos à atração dos professores de arte nas escolas e instituições culturais.
Os conteúdos do domínio teórico abrangem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria e História da Arte, em diálogo com a História do ensino da Arte, suas principais abordagens, bem como os estudos relativos ao desenvolvimento cognitivo infantil e sua expressão artística nas diferentes faixas etárias.
Os conteúdos do domínio critico envolvem as diferentes teorias sobre a fruição de obras de arte, outros objetos culturais e observação da natureza bem como o estabelecimento de critérios para avaliação dos trabalhos dos alunos nas aulas de arte dentro da escola.
Tais critérios se estendem também para a criação de procedimentos para visitas a museus e exposições de arte, como parte dos planejamentos escolares.
O domínio da prática artística envolve o estudo do processo criador dos próprios alunos da Licenciatura, como fonte de conhecimento primordial, em que se focalizam recursos internos de aprendizagem – concepção imaginativa, percepção, recursos afetivos e articulação reflexiva – a serem exercitados conjuntamente na elaboração de procedimentos e conteúdos para suas aulas de Arte.
O objetivo mais importante da Licenciatura é o de propiciar aos alunos a articulação pessoal desses diferentes domínios, a partir da consciência da formulação de um propósito que possa orientar suas escolhas de conteúdos, procedimentos e critérios de avaliação em sua futura ação pedagógica, entendida antes de tudo como criação artística. O espaço de manifestação dessa criação é a sala de aula e sua forma é construída conjuntamente com alunos, no processo de ensino e aprendizagem da Arte."

Profª. Drª. Regina Machado