Este trabalho reflete acerca do lugar que a encenação teatral ocupa como espetáculo e instrumento de ensino aprendizagem produzido no âmbito da universidade, no contexto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO, a partir das narrativas apresentadas pelos Docentes e Discentes desta Instituição. Os objetivos traçados pela pesquisa foram os seguintes: a) Colocar em discussão o conhecimento acadêmico organizado em disciplinas que são ainda vistas como indispensáveis instrumentos de sistematização de saberes e habilidades. b) estabelecer uma interlocução entre as falas de professores e alunos nas diversas áreas que atuam no processo de Prática de Montagem Teatral (PMT) desta Instituição de Ensino Superior. c) entender como os agentes da PMT percebem os seus papéis e suas contribuições nos processos artístico-acadêmicos da UNIRIO. O processo de criação da cena utilizado como via de aprendizagem do próprio teatro, traz consigo toda a força e as demandas que envolvem a formação de grupos, bem como as escolhas que estes fazem para se constituírem como tal. Por outro lado, a força das questões que envolvem o currículo, relações de saber e poder, hegemonia e institucionalização fazem com que este teatro ganhe configurações diferenciadas do teatro feito fora dos muros da Universidade. Em 2009, a UNIRIO completa trinta anos e encontra-se em processo de discussão do ensino e do currículo em diversos cursos que estão repensando sua prática e sua atuação. A narrativa dos entrevistados demonstra a urgência em se discutir as ações desta Universidade no que tange à reestruturação das Atividades Práticas Teatrais Curriculares ali desenvolvidas.