Este trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade cultural do personagem
Euricão na construção da memória social e do discurso literário, constituintes nos aspectos estéticos
dos risos na peça teatral O Santo e a Porca, alcunhadapor seu caráter cômico,evidenciados nos
risos intensos e nas zombarias da diegese desta obra, em virtude da frustação da vontade e do
ato de fazer alguém de bobo. Nessa peça teatral, de Ariano Suassuna, investigamos como acontece
a comicidade e, em seguida, analisamos os aspectos do riso presentes na trama narrativa da
obra, ressaltando as riquezas dessa representação sociocultural, como uma boa comédia nordestina
brasileira capaz de caracterizar o arquétipo literário de Euricão por meio da construção da
memória social e da produção de discursos em função, sobretudo das relações sociais, culturais,
religiosas comuns nas produções e vivências do povo nordestino sob à ótica, de Suassuna, em
algumas de suas peças teatrais.
O presente trabalho de pesquisa teve como propósito fomentar uma reflexão sobre a interferência do palhaço hospitalar, tomando o riso como um elemento social com o poder de transformar o cotidiano do trabalho no hospital. Refletiu os efeitos do riso, promovido pelo palhaço, no bem estar emocional dos profissionais da saúde, bem coomo analisou a aceitação das ações do palhaço sob a ótica daqueles. Quanto aos objetivos, tratou-se de uma pesquisa analítica com caráter qualitativo, desenvolvida num hospital público de Vitória-ES, onde o grupo Especialistas do Riso desenvolve suas atividades do grupo e posteriomente foram pesquisados vinte e oito profissionais de saúde que contemplaram os critérios de inclusão da amostra. A análise final indicou que os profissionais de saúde reconheceram que a esperiência lúdica como o palhaço além de tornar o ambiente menos sobrecarregado, estimul as relações humanas fazendo fluir uma comunicação menos técnica e, por conseguinte, contribui significativamente com o processo de humanização hospitalar.