Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
Esta dissertação pretende contribuir para as discussões sobre a linguagem do ator, investigando a possível ação mediadora que possam exercer, sobre ela, o espaço cênico e a comicidade. Através da investigação da linguagem do ator do grupo TÁ NA RUA, no momento de usa definição - o ano de 1981 -, pudemos verificar a importância capital que espaço e linguagem cômica tiveram nesse processo. É a partir desse movimento para os espaços abertos das ruas, do contato com público mais popular, que o grupo realiza a síntese de suas pesquisas e estabelece seu próprio 'padrão' de interpretação; um padrão que se pauta na atuação aparentemente sem técnica, tosca e, principalmente, de irreverente comicidade por parte do ator.
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Essa dissertação é uma tentativa de mostrar as influências que as idéias sobre a linguagem teatral concebidas pelo poeta francês Antonin Artaud, teriam exercido sobre o trabalho do ator e diretor brasileiro Rubens Correa. Tal análise comparativa se detém sobre o periódo da trajetória de Rubens que vai desde a montagem da peça O diário de um louco (1964) até o espetáculo Artaud! (1986). A primeira montagem em questão foi tomado como um marco divisório onde a partir do contato com a obra de Artaud assim como com a Dra. Nise da SIlveira e os estudos daquela sobre as teorias de C.G.Jung, teria tomado um caminho em seu trabalho artístico no teatro, distinto daquele que vinha seguindo até então. A segunda montagem seria a culminação de um processo iniciado naquele primeiro momento. Aqui o ator interpreta o personagem-título, o qual teria exercido a mencionada influência. São tomados como parâmetros de tal influência, o estilo de atuação de Rubens, os personagens que interpretou no teatro, as encenações que dirigiu e acima de tudo, as razões que o levaram através dessas mesmas realizações a trilhar um caminho onde tal como em Artaud, sua vida e sua obra tomam a expressão indivisível de uma unidade essencial e vital.