A pesquisa Os Trânsitos do Armário, resultado da Monografia do Curso de Lic. Plena
em Teatro da UFPA, busca identificar o processo pelo qual a homossexualidade é discutida no
teatro paraense, compreendendo sua trajetória desde 1980 até os dias de hoje. Tendo o
pensamento queer como norte teórico e a cartografia, de Deleuze e Guattari, como metodologia, a
pesquisa identificou 18 espetáculos que, na cidade de Belém, discutiram questões referentes a
gênero e sexualidades. Destarte, este artigo pretende realizar a leitura de quatro espetáculos da
cidade que discutiram estes temas privilegiando seus aspectos históricos. Compreendemos que
este teatro subversivo e insubordinado pode ser chamado de Queer. Uma linguagem cênica que
possui características singulares que dialogam com seus sujeitos e sua cidade e que atende a seus
próprios significados. Os espetáculos são: A Trilogia Marginal, de Luís Otávio Barata, composta
por Genet – O Palhaço de Deus (1987), A Posição pela Carne (1989) e Em nome do Amor (1990); Jogos
Masculinos de Ternura e Dor (1997), de Marton Maués; Maravilhosa Orlando (1999) e Paixão Barata e
Madalenas (2001), de Wlad Lima e Karine Jansen.