Esta Dissertação de Mestrado utiliza os pressupostos da Estética da Recepção
como instrumento de análise da montagem de Antígona, do diretor Luiz Paulo
Vasconcellos, realizada em Porto Alegre, em 1979, sob o jugo de uma ditadura
militar. Hans Robert Jauss, expoente máximo dessa corrente teórica, concebe a
relação entre leitor e literatura baseando-se no caráter estético e histórico da
mesma. O autor dirige suas pesquisas tendo como ideia norteadora a reconstrução
do processo histórico de cada obra; nesse processo, o leitor é peça imprescindível,
pois figura como responsável pela mediação entre o passado e o presente. Para
Jauss, é na mudança constante do horizonte de expectativa do leitor que se inscreve
a evolução da história da literatura. Dessa forma, a obra literária possibilita ao leitor
desenvolver uma consciência crítica em relação a seus valores e perspectivas
habituais, além de possibilitar a ampliação de seus horizontes na práxis histórica.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa de ordem bibliográfica e documental. A base
teórica do trabalho contempla nomes como Hans Robert Jauss, Luiz Costa Lima,
Junito de Souza Brandão, Albin Leski, Gerd Bornheim, Clóvis Dias Massa, entre
outros. Além disso, realiza-se uma abordagem qualitativa mediante análise das
entrevistas com o diretor Luiz Paulo Vasconcellos e com a atriz Sandra Dani, bem
como a análise de críticas, reportagens e entrevistas publicadas pela imprensa da
época. A análise resultante deste estudo verifica qual a posição dos entrevistados e
da crítica jornalística e demarca a relação entre o horizonte de expectativa destes e
a recepção da obra sofocleana. Nesse sentido, a pesquisa revela que a encenação
teatral em tempos de exceção proporciona um momento único de reflexão e
resistência, pois oportuniza ao público ampliar a visão e a compreensão do tempo
histórico do qual faz parte.
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