A dissertação tem como objetivo reconstruir a trajetória do ativista negro Abdias do Nascimento, por meio da compreensão dos paradigmas e das concepções ideológicas que orientaram a atuação das várias fases dos movimentos negros brasileiros, em especial, a referente às décadas de 1940 e 1950, quando a atuação do autor estudado foi preponderante, tendo como organização de referência o Teatro Experimental Negro(TEN), por ele fundado em 1944, no Rio de Janeiro. Para chegar ao objetivo proposto, a estratégia adotada foi analisar Nascimento como uma liderança negra e buscar entender o seu processo de construção e legitimação, bem como as influências teóricas,ideológicas e partidárias que a informavam. Outra idéia central na análise é o conceito de“modernidade negra”, que busca entender as estratégias das populações negras no Brasil e nas várias localidades da Diáspora Africana para se inserirem na “modernidade ocidental”, elaborando uma auto-representação do grupo que, dependendo da época e do locus geográfico, leva a um afastamento ou uma reelaboração de sua herança cultural africana em conexão com a lógica colonial e de construção de nação de cada país.
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