Resumo
Coletânea de textos do Autor escritos entre 1960 e 1984, dividida em sete partes. Na primeira, há uma polêmica com o crítico Humberto Didonet (Bilhete ao Fernando Peixoto e Resposta ao bilhete de Dinodet) e texto sobre o teatro soviético (Notas sobre o teatro russo e soviético). Na segunda parte, há texto sobre o teatro brasileiro (A vitalidade do Cordão Encarrado, Pelo avesso de Avatar, A necessária resistência do teatro empresarial, Sobre Airton Kerensky, A pressa e a paciência, Cultura: do golpe ao apodrecimento do golpe, Teatro e identidade nacional, Perspectivas do teatro brasileiro na década de 80, 1976 – o ano do Casa Grande). Na terceira parte, reúnem-se entrevistas , debates e depoimentos (As razões de Andrea Sarti, Mesa-redonda de intelectuais discute a questão cultural, Crítica dos críticos, Sobre teoria e crítica (notas), O teatro amador pode liderar o “salto”, O teatro profissional está num beco de difícil saída, Como deve ser a direção de teatro no Brasil, hoje?, Sobre Hélio Eichbauer, Teatralidade e realismo revisitado, Os espetáculos que não realizei, Teatro brasileiro – um desafio em aberto). Na quarta parte são analisados autores teatrais (Por um teatro contra a chatologia pueril, Morte e vida Severina e os bailes pastoris do Nordeste, Godot chegou para Beckett, Obsessiva presença do passado, A densidade dramática de Ibsen, Caminhos do teatro contemporâneo (um prólogo), La Barraca: o teatro no caminho das estradas. Na quinta parte, há texto sobre a América Latina e outros escritos em Cuba (Um teatro de demolição (entrevista com Jorge Lavelli), Carta última, Lo que abunda hoy en Brasil es un teatro comercial e facilista, La situación de teatro brasileño no inspira deseos de escribir, Um fecundo encontro de propostas teatrais). Na sexta parte, textos enfocam a ópera e a encenação (A contemporaneidade do Schiavo, Encenar a obra de arte não o totem, A ópera se modifica para continuar viva). Por fim, na sétima parte, os textos enfocam Bertolt Brecht (Br