Resumo
Coletânea de textos publicados pelo autor entre 1959 e 1984, dividida em seis partes e um apêndice. Na primeira, há textos que analisam encenações teatrais e duas entrevistas com Gianfrancesco Guarnieri (O ventre de Yerma e o vôo da Gaivota, Grotowski: teatro ou terapia?, Dois chicotes (o do patrão e o do servo), São Paulo com açúcar e afeto, O limite de um protesto, Duas certezas e um erro, Quebra-cabeça e cabeça quebrada, A confusa mística do protesto, A descrição dos monstros, Entrevista com Gianfrancesco Guarnieri, Uma trajetória em questão). Na segunda parte, textos analisam o teatro fora do Brasil (Encontro com a mímica, Os “teatros independientes” de Montevidéu, Paraguai: “este é o nosso desafio”, Perón e o teatro argentino, Portugal: espaço do possível?, Independência e morte de um teatro uruguaio, O “teatro do oprimido” invade a Europa, Em Cuba, um vigoroso teatro crítico). Na terceira parte, os textos enfocam a “contracultura” no teatro não-profissional brasileiro (Uma nova consciência no teatro brasileiro?, Três tentativas de sobrevivência, Contradições e perspectivas do teatro não-profissional no Brasil). Na quarta parte, os textos enfocam o teatro profissional, tratando de questões de trabalho teatral (Do “Caderno de notas” de Calabar (1ª versão), Os mistérios do milagre, Trabalhadores na ribalta, Tapando o sol com lantejoulas, A crise e o desafio, Teatro em fase de transição, ainda não testou a abertura, Por uma cultura crítica e democrática). Nas três últimas partes, mais breves, há textos que tratam do “sistema Stanislávski” e do movimento artístico contra a ditadura, e, por fim, duas homenagens póstumas, a Ruggero Jacobbi e a Manuel Galich (O trabalho de um investigador, O mais ambicioso projeto de um encenador, Denúncia e protesto no engajamento político dos artistas e intelectuais, A injustiça e o sorriso irônico, Um pedaço do nosso teatro morre em Havana, Até sempre, Ruggero!)