Resumo
Estudo de cunho histórico, crítico e comparatista, dividido em três partes. Na primeira é abordado o teatro realista francês e são analisadas as peças de seus principais autores. Na segunda, o foco recai sobre a recepção do teatro realista francês no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro, onde o Teatro Ginásio Dramático, a partir de 1855, encena peças de Dumas Filho e Émile Augier, entre outros. Na terceira, são estudados: 1) o papel do Ginásio Dramático na renovação teatral, o realismo em cena e o trabalho de intérpretes como Furtado Coelho, Joaquim Augusto de Sousa, Gabriela da Cunha e Adelaide Amaral; 2) as ideias sobre o realismo teatral, a partir de textos de Quintino Bocaiúva, José de Alencar, Machado de Assis e Joaquim Manuel de Macedo; a dramaturgia realista brasileira, com base em peças de José de Alencar, Quintino Bocaiúva, Joaquim Manuel de Macedo, Aquiles Varejão, Sizenando Barreto Nabuco de Araújo, Valentim José da Silveira Lopes, Pinheiro Guimarães, Francisco Manuel Álvares de Araújo, França Júnior, Constantino do Amaral Tavares e Maria Angélica Ribeiro.