Resumo
Livro editado pela primeira vez em 1956, pela editora Martins, traz um conjunto de textos de crítica teatral que o autor escreveu para o jornal O Estado de S. Paulo entre 1947 e 1955. Além de uma importante Introdução, na qual Décio de Almeida Prado explicita o seu compromisso com o teatro moderno, são estudados e analisados: 1) os espetáculos marcantes do período e o trabalho de várias companhias dramáticas (Os Comediantes, o TBC, o Teatro do Estudante do Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro, a Escola de Arte Dramática etc.); as obras dos principais dramaturgos brasileiros (Nelson Rodrigues, Abílio Pereira de Almeida, Silveira Sampaio, Joracy Camargo, Henrique Pongetti, Pedro Bloch, Edgard da Rocha Miranda, Raimundo Magalhães Jr., Lúcio Cardoso, Millôr Fernandes, Rachel de Queiroz, Jorge Andrade); 3) a atuação de artistas como Ziembinski, Alda Garrido e Dercy Gonçalves. O volume traz um prefácio de Sábato Magaldi – “Consciência privilegiada do teatro” – e um posfácio de J. Guinsburg – “O Exercício do pensamento teatral”.