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Texto/Obra
A Personagem Negra no Teatro Brasileiro (1838 – 1888)
MENDES, Miriam Garcia
Resumo
Primeiramente, a autora faz um rápido panorama da história do teatro brasileiro, do século XVI ao XX. Em seguida, apresenta a imagem negativa estereotipada do negro, oriunda da escravidão, em vigor no século XIX. Depois, na terceira parte, analisa o papel do negro na dramaturgia do período, examinando textos de Martins Pena, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Agrário de Meneses, Carlos Antonio Cordeiro, Pinheiro Guimarães, Paulo Eiró, Maria Ribeiro, Castro Alves, Barata Ribeiro e Pompeu do Amaral, Costa Lima, França Júnior, Artur Azevedo e Visconde de Taunay. Na quarta parte, a autora conclui, com base nas análises, que o papel do negro no teatro brasileiro passou de, primeiramente, um simples elemento característico da sociedade brasileira e que, por isso, aparecia como figurante, para ser o centro de algumas peças, voltadas ao tema da escravidão. Nestas últimas, o negro escravo poderia exercer o papel de um mal para a família e para a sociedade, ou de fidelidade ao senhor branco e honradez. No fim do período estudado, surgem os dramas abolicionistas, em que a função dos personagens negros nos enredos adquire conotação política. Em todas as peças, no entanto, a figura no negro permanece dentro dos limites regidos pelos preconceitos, marcado pelos estereótipos.
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