Dissertação sobre a crítica de Sábato Magaldi (1927- ) no período que ele
escreveu, diariamente, no Rio de Janeiro (1950-1952) no jornal Diário Carioca. A
dissertação traz a luz às discussões sobre a interferência do fator econômico nas
escolhas das montagens e a questão do gosto do público; mostra o exercício crítico de
Magaldi que lança sobre o teatro carioca – do início dos anos 50 - um olhar analítico
não inquisidor.
Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro
Pesquisa vinculada à Área de concentração Teatro e Cultura, linha de História e Historiografia do Teatro Brasileiro, Tetaro e Cultura Popular. A dissertação procurou estudar a crítica de Sábato Magaldi (1927- ) no período que ele escreveu no rio de Janeiro (1950 - 1952), no jornal Diário Carioca. O Rio de Janeio vivia então um momento teatral de ostracismo, depois de ser o centro hegemônico do palco brasileiro desde o século XIX. Um ponto alto deste poder teria sido, segundo boa parte historiografica, a antológica montagem de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues, em1943, por Ziembinski. Com a criação do Tetaro Brasileiro de Comédia e a proliferação de companhias em São Paulo, as atenções se voltaram para a cidade deixando o teatrodo Rio de Janeiro em segundo plano, como se pode constatar nos livros de História. Este trabalho reupera parte deste período, através das críticas cariocas de Sábato Magaldie procura analisar os seus textos críticos, até então não estudados. A dissertação traz à luz discurssões até hoje não resolvidas na historiografia do teatro carioca, como a interferencia do fator econômico nas escolhas das montagens e a questão do gosto do público. Magaldi é um exemplo, revelado através de suas críticas deste período, de que é possivel o exercício da crítica sem preconceito, de que é possível um crítico se desprender de seus valores pré-estabelecidos e lançar, assim, um olhar analítico não inquisidor, sobre os palcos, exercendo assim uma real função: no caso de Magaldi, informar e educar.
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