A trajetória do ator Francisco Corrêa Vasques (1839-1892) será explorada como um caminho para a compreensão de importantes aspectos da vida no Rio de Janeiro. Acompanhando nosso protagonista, será possível construir um panorama do universo teatral, da vida cultural e das formas de sociabilidade, avaliando as possibilidades e obstáculos à ascensão social. O avanço dos gêneros ligeiros nas últimas décadas dos oitocentos e a formação de uma embrionária indústria do entretenimento serão analisados como expressões de uma diversificação crescente da população e como elementos dinamizadores de uma cultura urbana.
Este trabalho pretende avaliar o universo teatral da segunda metade do século XIX, a partir dos textos e da biografia do ator, dramaturgo e emrpesário Francisco Corrêa Vasques (1839 - 1892). As divergências entre os realistas - que pretendiam um teatro pedagógico e disciplinador - e os representantes de formas mais antigas de espetáculo - acusados de compactuar com o gosto das platéias -, são avaliados como elementos constitutivos e expressão em microcosmo dos conflitos da corte, decorrentes da existência de projetos distintos de civilização da cidade e do império.
Estudo que aborda a relação entre censura e teatro no governo de Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo (1937-1945). Além de destacar a ação oficial, a autora discute a existência de uma “censura do gosto” relacionando-a com a falta de espaço para a encenação das peças do escritor modernista Oswald de Andrade escritas na década de 1930 (O rei da vela, O Homem e o cavalo e A morta).
Na investigação da relação entre história e teatro deparamo-nos com diversas formas de linguagem vinculadas às produções culturais e tensões sociais, como elementos da realidade brasileira. Para compreensão da trajetória histórica do teatro foram utilizadas a vida e obra do dramaturgo Benjamim Santos, sujeito que participou dos principais acontecimentos da produção teatral brasileira, seja como espectador, autor, diretor ou crítico de teatro na segunda metade do século XX. Neste processo, interagem em seus devidos contextos de produção, a ação dos críticos de teatro, espectadores, iluminadores, cenotécnicos, dramaturgos e atores, protagonistas de novas tendências no teatro brasileiro, que também eclodem na Europa e Estados Unidos. A fundamentação teórica da pesquisa está filiada à Nova História Cultural, tendo como representantes Michel de Certeau, Roger Chartier, Peter Burke, dentre outros. Na montagem metodologia privilegiou-se a história oral como instrumento de construção das fontes orais, bem como a investigação em fontes hemerográficas.
Análise da sociedade imperial da primeira metade do século XIX através das comédias do autor teatral Luís Carlos Martins Pena, que alcançaram grande sucesso entre o público da época. A hipótese central é a de que através do riso, uma relação de cumplicidade entre autor e espectador, era possível a construção/divulgação de uma idéia de Brasil. Nesse sentido, defende a autora, o trabalho de Martins Pena teria contribuído para a constituição do Estado e para a formação da classe senhorial brasileira que se empenhava na construção do novo país, recém saído dos laços coloniais. através dos inúmeros tipos e situações sociais recortados pelo comediógrafo é possível perceber uma série de valores políticos, sociais e culturais da nova nação. Nota-se ainda a construção das relações entre os diferentes grupos sociais do Império, fortemente marcado pela hierarquização, e também as do Brasil com os países ditos civilizados.