A dissertação se debruça sobre um processo de criação em teatro, conduzindo pela companhia teatro do mar e pelo grupo z de teatro, que teve por objetivo a investigação prática do modo colaborativo de construção da obra teatral a partir do mito de Medéia. Os dois capítulos que dão a esta dissertação, a medida em que descrevem o processo, ressaltam dois aspectos da investigação pratica. O primeiro se refere á maneira como foi abordado o tema investigação - o mito de Medéia- com a intenção de se produzir matéria cênica para a construção de uma dramaturgia e de uma encenação inéditas. O segundo aspecto se refere ao objeto de investigação, ou seja, o modo de trabalho ao qual as companhias se fizeram tributárias, o colaborativo. Como não havia a priori uma metodologia sistematizada de trabalho, cada agente do processo foi convidado a construir esses caminhos metodológicos. O capitulo inicial descreve as duas primeiras fases da pesquisa, de caráter introdutório, conduzidas pelo diretor. O segundo capitulo reúne a terceira e a quarta fases, caracterizadas por uma maior investida no objeto e no tema de investigação. Nelas, os atores passaram a sugerir metodologias de trabalho a partir do roteiro do mito pelo diretor/dramaturgo. Em ambos os capítulos há descrições de procedimentos, técnicas, proposta, exercícios, improvisações e cenas, entremeadas por alguns apontamentos dos agentes da pesquisa registrados em meu caderno de campo. Por fim, a conclusão traz um balanço de nove meses de trabalho, fazendo emergir acerca de um trabalho em grupo.